1 | 2 | 3

Os solistas

02/10/2014

 

HAYDÉE DABUSTI – Soprano

Estudou no Instituto Superior de Arte do Teatro Colon. Se especializou em canto lírico com a professora Teresa Serantes. Estudou na Associação Dante Alighieri e no Conservatório Franz Liszt de piano. Estudou o repertorio lírico com os Mestres : Reinaldo Censabella, Dante Ranieri, e Catalina Hadis. Atualmente se aperfeiçoa com a maestrina Susana Cardonnet. Na Argentina se apresentou nos palcos principais de Buenos Aires, da Cidade de La Plata e de outras cidades do país, como; Teatro Colón , Lola Membrives, Coliseo de Buenos Aires, entre outros. No exterior se apresentou na Colombia, no Chile e no Peru e no Brasil em Porto Alegre. Na Itália, em vários teatros de Roma, como também da Espanha. Haydée recebeu o Prêmio de Melhor cantora de ópera da Argentina em 2007 e 2011, distinção atribuída pela Associação de Críticos de música da Argentina. Em abril de 2013, recebeu uma medalha de ouro no Dia Internacional da Mulher, no Coliseo Podestá Teatro de La Plata por suas contribuições culturais para a Província de Buenos Aires, uma distinção atribuída pelo Presidente da Câmara do Senado. Em 2014 participará da Temporada do Teatro Argentino da La Plata. Fará sua estreia em Campinas – São Paulo – Brasil , com a regência do Maestro Victor Hugo Toro em uma homenagem ao compositor Carlos Gomes com a ópera ''Colombo''.


 

LÍGIA MONTEIRO  - Mezzo-soprano

Iniciou seus estudos musicais na Escola Municipal de Música de São Paulo, no curso de Canto Lírico, sob a orientação de Caio Ferraz e Marizilda Hein. Já trabalhou sob a regência de Vito Clemente (Itália), Emiliano Patarra, Roberto Duarte; Luis Gustavo Petri e sob a direção de Enzo Dara (Itália), William Pereira, João Malatian, entre outros. Participou de master classes com Adélia Issa, Graciela Alperyn e Luis Lima (Argentina), Alicia Nafé (Espanha), Giovanna Casolla (Itália), Maria Bayo (Espanha), Cesar Tello (Argentina), Graciela Araya (Áustria - Chile), Patricia Caicedo (ESP), Harry Lyth (ING), Daniela Dessì e Fabio Armiliato (Itália). Participou do Barcelona Festival of Song em 2012, onde trabalhou repertório espanhol, brasileiro e latino-americano, com a professora Patricia Caicedo, de Barcelona. Como solista, cantou Les Contes d’Hoffmann, (Nicklausse/Muse) sob a regência de Emiliano Patarra, Gianni Schicchi (Zita) sob a regência de Abel Rocha, e Iphigénie en Tauride (Prêtresse), sob a direção de Alessandro Sangiorgi. Seu próximo trabalho será Donna Elvira, em outubro próximo sob a regência de Abel Rocha. Como camerista, realizou diversos recitais de canto e piano e canto e violão, em seu duo Chordés.

 

 

DANIEL UMBELINO - Tenor

Formando em Canto pela Escola de Música de São Paulo na classe da professora Laura de Souza, vem se especializando na interpretação do Lied Alemão. Cursou Ópera Estúdio na EMESP sob orientação de Mauro Wrona, Jacov Hillel e Naomi Schölling e música antiga com orientação de Marília Vargas, Luis Otavio Santos e Guilherme de Camargo. Consta no repertório ciclos como “Die Schöne Müllerin” de Franz Schubert, “Liederkreiss” e “Dichterliebe” de Robert Schumann. Recebeu também orientação de professores como Achille Picchi,  Antônio Ribeiro, Marizilda Hein e Dante Cavalheiro.

Atuou sob a regência de maestros como Abel Rocha, João Maurício Galindo, Peter Van Heyghen, Emiliano Patarra e Alessandro Sangiorgi. Na temporada 2014 do Theatro São Pedro se apresentou como O Cita e Ministro do Templo na ópera “Iphigenie en Tauride” de Gluck e Don Curzio em “Le Nozze di Figaro de Mozart”. Com Nicolau de Figueiredo trabalha interpretação da música antiga, preparando atualmente Orfeo da ópera homônima de Monteverdi.

 

 

GUSTAVO LASSEN - Baixo

Formado pelo INDAC (Instituto de Arte e Ciência), faz parte de sua formação o Ópera Estúdio EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), onde foi orientado por Mauro Wrona e a Academia de Ópera do Theatro São Pedro, sob orientação de Carlos Morejano. Sua estreia ocorreu em O Guarany (Don Antonio), sob regência de Roberto Duarte. Desde então atuou em Falstaff (Pistola), Il Rigoletto (Sparafucile), O Franco Atirador (Eremita), La Cenerentola (Don Magnifico), Gianni Schicchi (Simone), Os Contos de Hoffmann (Lindorf/Dr. Miracle), Il Barbiere di Siviglia de G. Paisiello (Don Basilio), As Bodas de Figaro (Don Bartolo), La Bohème (Colline) e O Morcego (Frank).  Foi vencedor do XI Concurso de Canto Maria Callas. Já cantou sob regência de Roberto Duarte, Carlos Moreno, Emiliano Patarra, Abel Rocha e Sergio Monterisi. Foi dirigido por Enzo Dara, Iacov Hillel, Mauro Wrona, Jorge Takla e Stefano Vizioli, entre outros. Atualmente recebe orientação vocal de Isabel Maresca.

 

ERICK SOUZA  - Barítono

Estudou no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim sob orientação do professor Francisco Campos Neto, com quem estuda até hoje. Participou de sete edições do Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas, onde aperfeiçoou seu repertório com Francisco Campos Neto e Céline Imbert e Ópera Studio com a professora Regina Helena Mesquita. Participou em montagens de ópera como: Il Campanello di Notte, La Traviatta, Il Pagliacci, Falstaff, Cavalheiro da Rosa e Butterfly. Foi integrante do Coro Jovem do Estado de São Paulo de 2002 a 2008, sob regência dos maestros José Ferraz de Toledo, Naomi Munakata e Nibaldo Araneda, onde atuou como solista na Missa da Coroação de Mozart. Atuou como solista na Nona Sinfonia de Beethoven a frente da Orquestra Filarmônica Bachiana sob regência do Maestro João Carlos Martins. Atualmente integra o Coro de Camara da OSESP.

 

 

RICHARD BAUER – Tenor

Natural de São Paulo, Brasil. Estudou com o renomado tenor Benito Maresca. Fez seu debut em opera em 1996 com Lucia de Lammermoor de Donizetti, no papel de Edgardo. Também cantou um repertório que inclui: Aida, Nabucco, La Traviata, La Forza del Destino, Il Trovatore, Rigoletto, Ernani, Un Ballo in Maschera de Verdi;Madama Butterfly, Tosca, La Bohème, Il Tabarro, Turandot, Manon Lescautde Puccini; Andrea Chenier de Giordano; I Pagliacci de Leoncavallo; Cavalleria Rusticana de Mascagni, Carmen de Bizet, Normade Bellini, e Il Guarany, Lo Schiavo, Fosca de Gomes. Atuou no maiores palcos brasileiros como: Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Amazonas -Manaus, Teatro da Paz - Belém, Teatro Castro Mendes de Campinas, Teatro São Pedro -SP, Palácio das Artes de Belo Horizonte, entre outros. Fora do Brasil: Teatro del Giglio - Lucca/Italy, Teatro Dante Aligheri - Ravenna/Italy, Teatro Comunale di Bolzano - Italy, Teatro Goldoni -Livorno/Italy, Teatro Sodré de Montevideo, Teatro Municipal de Valparaiso, Luna Park de Buenos Aire, Coliseu do Porto - Porto, Teatro Verdi - Salerno/Italy, Teatro Colón de Bogotá, Teatro Bunka Kaikan, Tokio, Shanghai e Jeonju na Coreia do Sul.

 

 

CARLOS EDUARDO MARCOS - Baixo

Carlos Eduardo Marcos é presença constante nas principais casas de ópera doBrasil. No extenso repertório do baixo estão papéis como Padre Guardiano (La Forza Del Destino, Verdi), Zaccaria (Nabucco, Verdi), Ramfis (Aida, Verdi), Don Basílio (Il Barbiere di Siviglia, Rossini), Figaro (Le Nozze di Figaro, Mozart), Sarastro (Die Zauberflöte, Mozart), Dulcamara (L'Elisir D'Amore,Donizetti), Arkel (Pelléas et Mélisande, Debussy), Escamillo (Carmen, Bizet), Dom Antônio de Mariz (Il Guarany, Gomes) e Nick Shadow (The Rake’s Progress, Stravinsky). Carlos fez as estreias mundiais das óperas brasileiras O Anjo Negro (Ripper), A Tempestade(Miranda), Eros-ion! (Chagas), Olga(Antunes) e O Rei que Ninguém Viu (Travassos). Na temporada de 2011, o baixo apresentou a ópera Aida (Verdi) e o concerto Les Noces (Stravinsky), no Teatro Municipal de Santiago do Chile. Cantou o Te Deum (Bruckner), no Theatro Municipal de São Paulo, e as óperas Tosca (Puccini), Nabucco (Verdi) e L'Amour des Trois Oranges (Prokofiev), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951