1 | 2 | 3

Coros

18/10/2014

COROS

 

COLLEGIUM VOCALE CAMPINAS 

O Collegium Vocale Campinas, grupo vocal independente com ênfase no canto lírico, foi criado em 2005 e é formado por professores, estudantes de canto e amantes da música coral. Dedicado especialmente à execução da música coral erudita, o coro já se apresentou com a Orquestra Filarmônica Popular de Campinas, a Orquestra Sinfônica da Unicamp e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC). Devido ao seu nível musical, aprimorado a cada ano, o grupo regularmente se apresenta com a OSMC em concertos especiais e oficiais, em Campinas e em cidades da região. Dentre os concertos realizados pelo coro desde sua formação, pode-se citar: o oratório “A Criação”, de Haydn (2007) e a “Messa di Gloria”, de Puccini (2008 e 2011), com a OSMC; o “Te Deum”, de Dvorák, com a Orquestra Filarmônica Popular (2008) ;  a “Grande Missa em Dó menor”, de Mozart e “Vésperas Solenes de Confessore”, de Mozart, com a OSMC (2009); a “Paixão segundo São João”, de Bach, com orquestra de convidados (2010); a “Missa Cellensis”, de Haydn (2010) e a “Missa Teresa”, de Haydn (2011), com a OSMC; o "Salmo 42", de Mendelssohn (2011), e o "Te Deum", de Handel (2012), com orquestra de convidados; Magnificat, de Schubert, com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (2012); a 9ª. Sinfonia, de Beethoven, e o "Magnificat", de John Rutter, em 2013, com a OSMC. Desde sua formação, o grupo é regido pelo maestro Akira Kawamoto.

 

CORO CONTEMPORÂNEO DE CAMPINAS

O Coro Contemporâneo de Campinas foi criado em 2009 por seu regente Angelo Fernandes e por alunos do curso de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Apesar do pouco tempo de sua existência, o grupo tem mantido uma atividade intensa, realizando diversos concertos no Brasil e na Argentina.

Além de seu extenso repertório a capella que inclui peças de todos os períodos da História da Música com ênfase na música dos séculos XX e XXI, o coro tem se destacado em suas parcerias com orquestras da região, tendo participado de montagens de obras como: “Dido and Aeneas” de H. Purcell, “Gloria” de A. Vivaldi, “Magnificat” de J. S. Bach, “The Messiah” de G. F. Handel, “Missa Lord Nelson” de J. Haydn, “Le Nozze di Figaro” e “Die Zauberflöte” de W. A. Mozart, “9ª Sinfonia” de L. van Beethoven, “Sommernachtstraum” e “Lobgesang” de Mendelssohn “Ein Deustches Requiem” de J. Brahms, “Requiem” de G. Fauré, “Missa em Fá menor” de A. Bruckner, “Friede auf Erden” de A. Schoenberg, “Das Augenlicht” de A. Webern, “Carmina Burana” de C. Orff, “Choros nº 10 – Rasga Coração” de H. Villa-Lobos e “Maracatu de Chico Rei” de F. Mignone.

O espectro de sua atuação abrange, ainda, a participação em importantes eventos de música coral dos quais se destacam o VII Festival Internacional de Coros de San Juan na Argentina em 2011 e o Festival Nacional de Coros FECORS realizado em Porto Alegre e cidades da serra gaúcha em agosto de 2014. Em 2012, o grupo recebeu o 1º lugar no III Encontro de Coros e Weinfest do Club Transatlântico de São Paulo, concorrendo com diversos coros do estado de São Paulo, e o 2º lugar na categoria Coros e Orfeões no Concurso Ameride de Coros realizado na cidade de São Lourenço/MG.


Angelo José Fernandes, o regente

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades vem desenvolvendo uma ampla atividade como cantor, pianista correpetidor, regente coral, preparador vocal de coros e professor de canto. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP onde leciona Canto, Ópera Studio, Música de Câmara, Técnica Vocal e Dicção. 

Tornou-se Doutor (2009) e Mestre (2004) em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Regência Coral (2001) e Bacharel em Música com habilitação em piano (1994) pela Escola de Música da UFMG. Entre seus principais professores e orientadores destacam-se Carlos Alberto Pinto Fonseca, Iara Fricke Matte e Lincoln Andrade (Regência Coral), Eduardo Hazan, Lucas Bretas, Berenice Menegale e Helly Drumond (Piano e Música de Câmara), Isabel Maresca, Inácio de Nonno, Adriana Giarola Kayama, Eliane Fajioli e Amin Feres (Canto e Técnica Vocal).

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951