1 | 2 | 3

Sinfônica faz concerto com 1º programa e tem Ivan Lins como convidado

16/11/2014

fonte: www.campinas.sp.gov.br

Obras do primeiro concerto da história da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC),  que completa 85 anos, serão apresentadas neste domingo, 16 de novembro, às 19h, na Concha Acústica do Taquaral, e terá a participação especial do cantor Ivan Lins. O programa, que traz peças de Carlos Gomes, Wagner, Rubinstein, Mascagni e Weber, será tocado na íntegra, como na estreia, em novembro de 1929. Em seguida, Ivan Lins canta os maiores sucessos da carreira. O concerto terá regência do maestro titular Victor Hugo Toro. A apresentação é gratuita. 

 
A abertura é com a famosa “Il Guarany”, do compositor e maestro campineiro Antonio Carlos Gomes, seguida por “Lohengrin”, preghiera atto I, do alemão Wilhelm Richard Wagner. Na sequência, “Valse-caprice” do russo Anton Grigorevich Rubinstein; intermezzo de “Cavalleria Rusticana” do italiano Pietro Mascagni e finaliza com “Euryanthe”, do inglês Carl Maria von Weber. 
 
Este é o programa que a Sinfônica irá executar mais de oito décadas após a primeira apresentação em Campinas. “Quando descobrimos esses documentos decidimos celebrar o primeiro concerto reproduzindo o repertório da estreia nessa apresentação”, afirma o diretor da Sinfônica de Campinas, Rodrigo Morte. 
 
Após a execução do programa, o cantor Ivan Lins sobe ao palco e canta os maiores sucessos da carreira como “A gente merece ser feliz”, “A bandeira do divino”, “Lua Soberana”, “A nossos filhos”, entre outros. A Sinfônica acompanha o solo de Ivan. 
 
Convidado especial
Ivan Lins, carioca, é músico e compositor. As primeiras influências musicais vieram na infância, nos Estados Unidos, onde morou algum tempo. No Brasil, o jazz e a música brasileira, em especial a bossa nova, foram incorporadas. A partir dos anos 1980, a música de Ivan Lins ganhou repercussão internacional, além do sucesso em trilhas para o cinema e para a TV.
Pelo álbum "Cantando Histórias", de 2005, ganhou um disco e um DVD de ouro, no Brasil e dois “Grammys” latinos: de melhor disco brasileiro e melhor disco do ano. Em 2009 ganhou mais um Grammy Latino com o disco “Ivan Lins & The Metropole Orchestra” (orquestra holandesa). Esse projeto se complementa ao histórico de apresentações de Ivan Lins e orquestras sinfônicas, de câmeras, jazz e Big Bands.
 
Em 2011 foi escolhido por um júri mundial da Fifa para se apresentar no evento do sorteio das chaves para a Copa do Mundo de 2014. Ivan Lins é hoje o compositor brasileiro vivo mais gravado internacionalmente, além de diversas turnês e projetos no Exterior. Chegou a ter cinco projetos fonográficos lançados simultaneamente no mundo todo. Em 2012 lançou um álbum de inéditas no Brasil, chamado “Amorágio”, título inspirado em um poema de Salgado Maranhão. 
 
Primeiro concerto em 1929
Documentos entregue à Prefeitura em outubro deste ano comprovam que a Sinfônica de Campinas é uma das mais antigas do País, ou até mesmo a mais antiga. Um maço de folhas com atas da época trazem a criação da Associação Sinfônica Campineira, datada de 6 de outubro de 1929. O primeiro concerto foi apresentado no dia 15 de novembro de 1929. 
 
Os originais foram entregues pela primeira-dama Sandra Ciocci ao Centro de Memória da Unicamp (CMU) para serem restaurados. A Sinfônica ficou com cópias digitalizadas. Além de atas, há cartas de correspondência entre maestros, recibos de empréstimos de instrumentos, cartas de programas, notas de anúncio publicitário em jornais, salários dos maestros e músicos, entre outros. 
 
 
Programa concerto especial de 85 anos
C.Gomes: Abertura “Il Guarany” 
Wagner: “Lohengrin”, preghiera atto I 
Rubinstein: Valse- Caprice (orquestracao Müller-Berghaus) 
Mascagni: Intermezzo de “Cavalleria Rusticana” 
C. M. Von Weber: Abertura “Euryanthe”
 
Programa Ivan Lins
A gente merece ser feliz /A noite/A nossos Filhos/A bandeira do divino/Começar de novo/Depende de Nós/Lua soberana/ Madalena/Meu país/Somos todos iguais/
Um fado/Vitoriosa
 
Serviço:
Concerto em comemoração aos 85 anos da Sinfônica
 
Data: 16 de novembro, domingo
Horário: 19h
Local: Concha Acústica do Taquaral “Auditório Beethoven”– Av. Heitor Penteado, s/nº, Taquaral

Estação Cultura
Pça. Mal. Floriano Peixoto, s/nº
Centro - Campinas - SP
Tel.: (19) 3705-8000