1 | 2 | 3

Solistas e Coral

20/12/2014

Coral Minaz

Parte I
 
The Messias  (Excertos)
 
Recitativo - Confort ye my people
Ária -  Every Valley – Sasha Ganade (Tenor)
Coro - And the Glory of the Lord
Recitativo  - Behold a virgin shall conceive
Ária e Coro – O thou that tellest good tidings to Zion – Paulo Mestre (Contratenor)
Recitativo – For, behold, darkness shall cover the earth
Ária – The people that walked in darkness – Camilo Calandreli (Baixo)
Recitativo – And sunddenly there was the angel
Coro – Glory to God
Ária - Rejoice greatly – Lilian Giovanini (Soprano)
Aria He shall feed His flock – Paulo Mestre (contratenor)
Ária Come unto Him – Lilian Giovanini (soprano)
Ária – He was despised – Paulo Mestre (Contratenor)
Coro – Hallelujah!
 
 
Parte II
 
Raul do Valle
"... Da Nova e Eterna Aliança!"
Missa para Solistas, Coro Misto e Orquestra Sinfônica
 
 
 
 
 
Coral Minaz
 
Fundado em 1992, o Coral Minaz foi criado com o intuito de formar público e novos profissionais para a música erudita. Atuando em concertos e montagens de óperas e musicais da Cia. Minaz, tem como sede o Teatro Minaz em Ribeirão Preto – SP.
Seu repertório inclui trechos de óperas dos mais diversos autores, cantatas, peças sacras e profanas, como o Chorus 10 de Villa-Lobos realizado com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto sob a regência do maestro Roberto Minczuck ou a Missa de Glória de Puccini apresentada junto à Orquestra Sinfônica de Campinas sob a regência do maestro italiano Antônio Pantaneschi.
 
Os integrantes do Coral Minaz realizam sua formação vocal na Cia. Minaz, desenvolvendo técnica e repertórios individuais, vários deles atuando como solistas em recitais, óperas, ópera estúdio e concursos de canto por diversos países e estados Brasileiros. 
 
O Coral Minaz tem realizado concertos mantendo um vasto repertório, tendo sido regido por maestros como Abel Rocha, Roberto Minczuck, Túlio Colacioppo, Norton Morozowicz, Claudio Cruz entre outros. Integrou  montagens de óperas como A Flauta Mágica, Cavalleria Rusticana, Pagliacci, La Traviata, Elixir do Amor, espetáculos de ópera estúdio como Barbeiro de Sevilha, Carmen e a cantata Carmina Burana. Musicais como Ópera do Malandro e Hair. Também junto a orquestra sinfônica apresentou concertos incluindo corais e árias de óperas com solistas diversos além de diversas peças do repertório de música sacra como  Requiem e a Missa da Coroação de Mozart, a Missa de Glória de Puccini ou o Stabat Mater de Rossini.
O coral é regido desde sua fundação por Gisele Ganade.
 
 
 
Lílian Giovanini (Soprano)
 
Natural de Ribeirão Preto, Lílian Giovanini é formada pela Faculdade de Música da USP-RP.
Realizou seus estudos preparatórios na Cia. Minaz, onde é orientada tecnicamente pelo professor e tenor Alexandre Galante. Teve sua estreia como solista na cantata encenada “Carmina Burana” de Carl Orff em 2009, desde então atuou como “Rosina” na Ópera estúdio “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, Como “Rainha da Noite” na ópera estúdio “A Flauta Mágica” de Mozart, os papéis “Belinda” e Second Women” na Ópera “Dido e Aeneas” de Purcell, Lucy da Ópera “O Telefone” de Menotti e “Micaela” na ópera estúdio “Carmen”.
 
Em seu repertório sacro solista constam “Requiem”, “Missa da Coroação” e Missa Brevis em D”, “Exultate Jubilate” de W.A. Mozart, “Te Deum” de A. Bruckner, Cantata BWV 106 J.S. Bach e “Missa G-Dur D 167” de Schubert.
 
Solou frente a OSRP sob a regência do maestro Cláudio Cruz, à orquestra sinfônica de Franca (OSF) e frente à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Foi uma das vencedoras do “Concurso Jovens Solistas” da Ospa em 2011 e apresentou-se com a orquestra na temporada de 2012. Em outubro do mesmo ano recebeu o premio
 
De melhor voz feminina no “V Concurso Jovens Cantores Líricos” em Campinas. Integrou os coros dos festivais “Schleswig-Holstein Musik Festival”, “Chorakademie” em Lübeck e “ Bachakademie” em Stuttgart com turnê na Tunísia.
 
Foi finalista do programa “Prelúdio” exibido pela TV Cultura.
Recentemente teve sua estréia internacional como solista na cantata Carmina Burana de Carl Orff juntamente com Chorakademie Lübeck, no Tongyeong Concert Hall, Korea.
 
 
Paulo Mestre (Contratenor)
 
Natural de Curitiba, Paulo Mestre vem desenvolvendo importante carreira como solista, destacando-se em apresentações internacionais, tendo  apresentado-se em diversas cidades da França, Alemanha, Portugal, Israel, Costa Rica, Uruguai, Argentina, Canadá, EUA entre outros.         
No Brasil vem atuando em Festivais de Música Antiga do Rio de Janeiro, Curitiba, Juiz de Fora e Recife em recitais com Juan Manuel Quintana, Marilia Vargas, Nicolau Figueiredo, Marcelo Fagerlande,  Bruno Procópio,  José Luiz de Aquino  e com grupos especializados em Música antiga como: Arte barroca (SP), Armônico Tributo (Campinas-SP), Roberto de Regina (Curitiba), Benedictus (Rio de Janeiro), Tábula (Brasília), Calíope (Rio de Janeiro), Orquestra de Ouro Preto (Minas Gerais).
 
Vem atuando também como solistas junto a importantes orquestras brasileiras como a OSESP, Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra da USP, Sinfônica do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobrás, Orquestra da Paraíba, OSPA, entre outras. Tendo sido dirigido por profissionais de renome como Roberto Minczuk, Marin Alsop, Silvio Viegas, Julio Moretzsohn Carlos Prieto, Aylton Escobar, Marcelo Ramos, Cristina Banegas, Monica Vasquez, Ricardo Kanji, Homero Magalhães Filho, Manfredo Kraemer, Homero Magalhães Filho, Nicolas Rauss, Nicolau Figueiredo.
 
No terreno operístico cantou como protagonista o “Orfeu” de Gluck em Mendoza, como Speranza no “Orfeu” de Monteverdi no Rio de Janeiro e em Curitiba  como Ptolomeu na Ópera ”Júlio César” de Haendel, tendo sido  protagonista também da ópera “O pescador e sua alma” de Marcos Lucas em Brasília e no Rio de Janeiro. Na ópera Acteon de Charpentier em Curitiba, Dido e Aeneas com a Cia Minaz.
 
Participou de gravações com a Camerata Antiqua de Curitiba, com o grupo Caliope do Rio de Janeiro, com o Festival de Juiz de Fora, com  Roberto de Regina e recentemente com o Coral e Percussão da OSESP.
 
 
 
Sasha Ganade (Tenor)
 
Tenor nascido em Campinas em 1991 e radicado em Ribeirão Preto desde os 3 anos, cursa o último ano do curso de Música da USP / Ribeirão Preto. Iniciou sua educação musical aos seis anos de idade no Coral Infantil da Cia. Minaz. Atuou como solista aos 10 anos como Primeiro Gênio na ópera  “A Flauta Mágica” de Mozart.  Aos quatorze anos de idade, iniciou sua formação técnica vocal com a professora de  técnica vocal e regente Gisele Ganade sendo atualmente orientado pelo professor  Alexandre Galante .
 
Participou de masterclasses com músicos como Achille Picchi, Abel Rocha, Celine Imbert , Adélia Issa, Ricardo Ballestero, Emanuelle Servidio, Niza de Castro Tank e Richard Prada.
Integrante do Coral Minaz, do Madrigal Minaz e do elenco fixo de ópera estúdio dessa companhia, participou de montagens de óperas, musicais e concertos como “Pagliacci”, de Leoncavallo , “A Flauta Mágica” de Mozart,  “Ópera do Malandro” de Chico Buarque de Holanda, "Hair" de Weller, “Carmina Burana” de Carl Orff .
 
Atuou como solista em diversas récitas em ópera estúdio de "O Barbeiro de Sevilha" de Rossini como Conde de Almaviva,   “ A Flauta Mágica” de Mozart  como Tamino, “Carmen” de Bizet” como Dançarino, na ópera “Dido e Aeneas” como marinheiro, na ópera “Acis and Galatea” como Acis, no musical  “Hair” como Claude e em diversos recitais e concertos de música sacra.
 
 
 
Camilo Calandreli (Baixo-Barítono)

Nascido em São Paulo, o Baixo-Barítono, Camilo Calandreli, graduado pelo Departamento de Música da ECA-USP, onde foi aluno do Prof. Dr. Olivier Toni, iniciou seus estudos de técnica vocal com Gisele Ganade (2000) e com o Prof. Dr. Mauro Chantal (UFMG) em 2011. Atualmente se aperfeiçoa com o baixo Carlos Eduardo Marcos (Teatro Municipal de SP) e integra o corpo de solistas e professores da Cia. Ópera Minaz.
 
Fez sua estréia em montagens de ópera e ópera-estúdio, pela Cia. Ópera Minaz, aos 19 anos como Papageno em “A Flauta Mágica” de W. A. Mozart.
 
Nas últimas temporadas interpretou diversos personagens como: Figaro e Dr. Bartolo (O Barbeiro de Sevilha); Papageno (A Flauta Mágica); Max Overseas (Ópera do Malandro); Aeneas (Dido & Aeneas); Silvio (I Pagliacci); Escamillo (Carmen); Uberto (La Serva Padrona), Barão de Monte Albor (O Basculho de Chaminé) e Belcore (L’Elisir d’Amore).
 
Foi solista em cantatas e concertos de música sacra como “Missa Brevis” e “Missa da Coroação” de W. A. Mozart; “Laudate Pueri” de Pe. José Maurício Nunes Garcia; “Carmina Burana” de Carl Orff; “Salmos” de Edgard Filipe, “Messa di Glória” de Giacomo Puccini, sob a regência do maestro Antônio Pantaneschi (Itália).
 
Desde 2011 é solista à frente de Orquestras como: Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), Orquestra de Câmara da USP (OCAM), Orquestra Filarmônica da USP, Orquestra Sinfônica de Franca e Orquestra Sinfônica da UNB (Brasília); sendo regido por maestros como: Abel Rocha, David Junker, Cláudio Cruz, Olivier Toni, Nazir Bittar e Rubens Ricciardi.
 
Integrou o grupo de solistas da Cia. Casa da Ópera (SP) atuando como Escamillo em montagens de “Carmen – A Ópera Contada e Cantada” de Georges Bizet em diversas cidades do Estado de São Paulo.
 
Participou de inúmeros workshops e masterclasses com grandes nomes da música erudita nacional e internacional.
 
Recentemente recebeu o prêmio de “Melhor Intérprete da Música de Câmara de Carlos Gomes” no Concurso “Estimulo a Jovens Cantores Carlos Gomes em Campinas” (2013 e 2014).
 
 
 
Gisele Ganade
 
Criadora da Cia. Minaz onde atua como diretora musical, regente, preparadora vocal e solista, integrou como cantora os corais do Theatro Municipal de São Paulo. Integrou as Orquestras Jovens da Sociedade Lítero Musical de Ribeirão Preto e de Campinas como violista. Foi orientadora de técnica vocal do Coralusp, Madrigal in casa, Coral IBM e Coral Petrobrás. Ministrou oficinas de canto na PUC de Campinas, Conservatório Carlos Gomes de Campinas, Casa da Cultura de Araraquara, Escola Municipal de Música de Jaboticabal, Oficina Cultural Cândido Portinari de Ribeirão Preto, 22º. Festival de Música de Londrina.
Atuou como regente, regente coral ou solista em recitais, óperas, musicais e concertos como: La Serva Padrona de Pergolesi, A Flauta Mágica e Bodas de Fígaro de Mozart, Barbeiro de Sevilha de Rossini, Cavalleria Rusticana de Mascagni, Pagliacci de Leoncavallo, La Traviata de Verdi, Dido e Aeneas de Purcell, Basculho de Chaminé de Marcos Portugal, a cantata Carmina Burana de Orff, os musicais  Ópera do Malandro de Chico Buarque,  Saltimbancos de Enriquez, Hair de Rado / Ragni / MacDermot, Queen, Beatles, Missa da Coroação, Missa Brevis em D  e Requiem de Mozart, Stabat Mater de Pergolesi, Missa di Gloria de Puccini, Chorus 10 de Villa – Lobos, Stabat Mater de Rosini tendo sido regida por maestros como Roberto Minczuk, Norton Morosowicz, Ricardo Bernardes, Claudio Cruz e Abel Rocha.
Responde pela curadoria musical do Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão junto à ACAM (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), e pela direção artística do Teatro Minaz e do Festival de Ópera de Ribeirão Preto.
 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951