1 | 2 | 3

Solistas e Coros

07/05/2015
 
MADELENE VÁSQUEZ VILLARROEL – Soprano
 
Graduou-se em canto pela “Universidad de Chile” e “Universidad Católica de Chile, continuando seus estudos com os prestigiosos Mestres Bruno Pola e Margreet Honig. Recebeu por três anos consecutivos o prêmio “Beca de honor” concedido pela “Corporación de Amigos del Teatro Municipal”. Foi selecionada para participar do Concurso Internacional de Canto “Competizione dell’ Opera” (Alemanha), foi finalista no Festival de Ópera “Laguna Mágica” (Lagoa Mágica), Chile e recebeu o Segundo lugar no Concurso “Mujeres en la música” (Mulheres na música), organizado pelo Capítulo chileno do “National Museum of Women in the Arts” e pela “Universidad Mayor”. Em seu repertório constam “Misa em do” de Mozart, “Magnificat” de Bach, “Magdala” B. Alvarado, e “Mass of the children” de Rutter. Suas apresentações operísticas incluem “Rainha da Noite” em Flauta Mágica, “Jornalista” em Vento Branco, “Barbarina” em Le Nozze de Fígaro, “O duende da Areia” em Hansel e Gretel. Apresenta-se regularmente em concertos de música de camara com repertório chileno e latinoamericano e em festivais na Espanha, Equador, Argentina e Brasil . Atualmente é diretora artística da Companhia Lírica SantiagoArte e pertence ao Coral Profissional do Teatro Municipal de Santiago.


 
 
ALFONSO MUJICA - Barítono
 
Barítono uruguaio, formou-se com a soprano Beatriz Pazos e na Escola Nacional de Arte Lírica de Uruguai. Foi premiado no Concurso Nacional "Luis Troccoli 2000" e o único cantor a obter categoria "A" no 50º Concurso de Jeunesses Musicales do Uruguai. Estudou repertório de música de câmara com Guillermo Oppitz (Buenos Aires) e estreou com o papel principal da ópera de câmara "Il Filósofo di Campagna" (Gallupi). Após essa estreia cantou Conde de Almaviva (As Bodas de Fígaro), Manuel (La Vida Breve), Aeneas (Dido e Aeneas), "O Barbeiro de Sevilha", Silvio (Pagliacci) e os papéis principais de Joaquin e Felipe Julian nas zarzuelas “La del Manojo de Rosas”, “La Revoltosa” e “La Verbena de la Paloma”, tanto no SODRE como no teatro Solis de Montevidéu. No campo do oratório, cantou como solista no "Requiem" de Fauré em varias ocasiões, "A Paixão segundo São João" de Bach e a estreia para Uruguai do "Requiem" e "Misa Cum Jubilo" de Maurice Duruflé. Especialista no gênero Lied, tem oferecido inúmeros recitais com acompanhamento de piano ou violão, apresentando peças dos mais diversos autores no Uruguai e no exterior. Sempre como solista apresentou-se junto com as orquestras sinfônicas do SODRE, Filarmónica de Montevideo, Orquestra Jovem do MEC, Sinfónica Juvenil José Artigas. Sinfónica de El Salvador, sob a direção dos maestros Antonio Russo (Argentina), Reynaldo Censabella (Argentina), Carlos Vieu (Argentina), Leon Biriotti (Uruguai), Nicolas Rauss (Suíça), Dietrich Paredes (Venezuela), Ignacio García Vidal (Espanha), Pilar Vañó (Portugal), Martin Jorge (Uruguay), Cristina García Banegas (Uruguay), Paolo Rigolin (Italia), Antonio Domenighini (Uruguay) e Doron Salomon (Israel).
 
  
 
PAULO MESTRE - Contratenor
 
Natural de Curitiba, Paulo Mestre vem desenvolvendo importante carreira como solista, destacando-se em apresentações internacionais, apresentado-se em diversas cidades da França, Alemanha, Portugal,Israel, Costa Rica, Uruguai, Argentina, Canadá, EUA entre outros. No Brasil vem atuando em Festivais de Música Antiga do Rio de Janeiro, Curitiba, Juiz de Fora e Recife em recitais com Juan Manuel Quintana, Marilia Vargas, Nicolau Figueiredo, Marcelo Fagerlande, Bruno Procópio, José Luiz de Aquino e com grupos especializados em Música antiga como: Arte barroca (SP), Armônico Tributo (Campinas-SP), Roberto de Regina (Curitiba), Benedictus (Rio de Janeiro), Tábula (Brasília), Calíope (Rio de Janeiro), Orquestra de Ouro Preto (Minas Gerais). Vem atuando também como solistas junto a importantes orquestras brasileiras como a OSESP, Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra da USP, Sinfônica do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobrás, Orquestra da Paraíba, OSPA, entre outras. Tendo sido dirigido por profissionais de renome como Roberto Minczuk, Marin Alsop,Silvio Viegas, JulioMoretzsohn Carlos Prieto, Aylton Escobar, Marcelo Ramos, Cristina Banegas, Monica Vasquez, Ricardo Kanji, Homero Magalhães Filho, ManfredoKraemer, Homero Magalhães Filho, Nicolas Rauss, Nicolau Figueiredo. No terreno operístico cantou como protagonista o “Orfeu” de Gluck em Mendoza, como Speranza no “Orfeu” de Monteverdi no Rio de Janeiro e em Curitiba como Ptolomeu na Ópera ”Júlio César” de Haendel, tendo sido protagonista também da ópera “O pescador e sua alma” de Marcos Lucas em Brasília e no Rio de Janeiro. Participou de gravações com a Camerata Antiqua de Curitiba, com o grupo Caliope do Rio de Janeiro, com o Festival de Juiz de Fora, com Roberto de Regina e recentemente com o Coral e Percussão da OSESP.
 
 
 
 
MENINOS CANTORES DE CAMPINAS (MECCA)
 
Fundado em 1991, o Coral Meninos Cantores de Campinas é uma Instituição permanente do Conservatório Carlos Gomes, entidade sem finalidades lucrativas, e está filiado às Federações Nacional e Internacional de Pueri Cantores, desde 1994. Em 1996 representou o Brasil no XXVIII Congresso Internacional de Meninos Cantores realizado em Salzburg , na Áustria. O Mecca possui em seu repertório obras como: O Messias” de Handel(1999, 2002 e 2003), o Oratório de Natal, de Bach (2000), a Missa da Coroação de Mozart com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (2001), o Gloria de Vivaldi (2002), a Paixão segundo São João, o Oratório de Páscoa, de Bach (2002), Oratório, de Saint Saens (2014), Requiem, de Fauré (2014), dentre outras.
 
Desde a sua fundação teve como principais regentes: Sérgio Akira Kavamoto, Clayton Dias e Danilo Demori. Atualmente a regência e direção artística esta a cargo da maestrina Natália Larangeira. O coral possui uma agenda de concertos mensais nas principais Igrejas de Campinas e região.
 
 
  
 MADRIGAL VIVACE
 
O Madrigal Vivace desenvolve um repertório variado dentro dos estilos erudito e popular. Apresentou-se com a Orquestra de Câmara Engenho Barroco e Orquestra de Câmara formada por alunos e professores da Unicamp, interpretando o “Glória” de Vivaldi, “Magnificat” de Vivaldi, o “Messias” de Händel e com a Orquestra Sinfônica da Unicamp executou o “Réquiem” de Mozart.
Foi o coro convidado para a 1ª. Edição do Projeto Concertos Sinfônicos Populares com apoio do PROAC, apresentando a Cantata Carmina Burana com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, sob a regência de Vastí Atique, nos Teatros Polytheama de Jundiaí e Teatro Municipal Teotônio Vilela de Sorocaba ( 2011).  
 
Apresentou-se a convite do Maestro João Maurício Galindo com o Coro e Orquestra Sinfônica de Tatuí a Cantata Carmina Burana, na Sala São Paulo na Série TUCCA de Concertos ( 2011 e 2013) e com a Orquestra Jovem do Estado o Oratório de Natal Saint- Saens, na Sala São Paulo (2011). Ainda com a regência do Maestro do Maestro João Galindo e a Orquestra e Coro de Tatuí apresentou a Nona Sinfonia de Beethoven, na Série Tucca de Concertos (2012) e no Festival de Inverno de Campos do Jordão (2012).  Em dezembro de 2013 foi convidado da Orquestra Sinfonica Jovem de Guarulhos para a execução da Nona Sinfonia de Beethoven, sob a regência de Emiliano Patarra.
 
Em 2001, com o incentivo da Lei Rouanet e o patrocínio das empresas Astra/ Finamax, gravou o CD “Brasil Vivace”. Tem participado dos Festivais de Música Sacra de São Paulo, Campinas e Itajubá; dos Concertos Astra-Finamax em Jundiaí, abertura dos Concertos de Inverno no Solar, 1º. Festival de Inverno de Jundiaí, do programa “Clássicos em Cena” no Teatro Alfa (SP), além de encontros de corais em várias cidades da região. No âmbito do repertório popular, desenvolveu o musical “Gershwin Showcase”, “Tributo à MPB”, “The Christmas Post” , “ Pop Choir Show” e “ A Caminho do Jazz”.
 
Em 2014 para as comemorações dos 15 anos de atividade realizou o Concerto Cênico “ Músicas de Cinema” . Foi premiado no Mapa Cultural Paulista 2005/2006. Desde a sua formação, em 1999, recebe apoio do Centro de Educação Musical “Lúcia Olga Chaves” e tem a direção artística e regência da maestrina Vastí Atique. Atualmente conta com a preparação vocal de Gina Falcão e com o apoio cultual da empresa Astra, onde realiza seus ensaios.
  
COLLEGIUM VOCALE CAMPINAS
 
O Collegium Vocale Campinas, grupo vocal independente, criado em 2005, é formado por amantes amadores da música coral, estudantes de canto e professores de música. Com ênfase na execução da música coral erudita e sacra, o coro já se apresentou com a Orquestra Filarmônica Popular, a Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC). Dentre o repertório vasto trabalhado nesses 10 anos de atividades, pode-se citar os concertos com a Sinfônica de Campinas: o oratório "A Criação" (2007), de Haydn; "Messa di Gloria" (2008 e 2011), de Puccini; "Vésperas Solenes de Confessore" (2009), de Mozart; "Missa Cellensis" (2010) e “Missa Tereza” (2011), de Haydn; Nona Sinfonia (2013), de Beethoven; Magnificat (2013), de John Rutter; “Dettingen Te Deum” (2014), de Handel e a Sinfonia no. 2, de Mahler (2015). Em outras oportunidades, o coro já apresentou outras peças coro-sinfônicas, como: "O Messias", de Handel; "Oratório de Natal" e "Paixão segundo São João", de Bach; "Vésperas Solenes de Dominica", de Mozart; "Oratório de Natal", de Saint-Saëns; "Te Deum", de Dvorák; “Salmo 42”, de Mendelssohn e o oratório “Israel no Egito”, de Handel.
 
Desde sua criação, tem como regente o maestro Akira Kawamoto.
 
 
 
Sopranos
 
Andreia Almeida Bueno
Angela Roncaglia
Dalva Torres
Elisa Heffer
Eloisa Paladini
Érika Andrade
Fernanda Stecca
Guilhermina Lopes
Italuana Rodrigues
Joyce Lima Martins
Juliana Melleiro Rheinboldt*
Junia Emerick
Laura Duarte
Laura Mesquita Barbosa
Luciana Vieira
Marcele Drabonzo Brunelli
Maria Cláudia Peroto
Maria Cristina Scanhola
Maria do Socorro Pereira
Marta Caruccio
Norma Peyrer
Patrícia Grando
Regina Silva
Sharon Tosh Schievano Lima
Siomara Pigatto
Suzana Cabral
Thaís Mayra
Vanessa Spíndola
Yzabella Nogueira de Lima
 
 
Contraltos
 
Arita souza
Dinamar Depret
Edlaine Garcia
Evanilda Silva
Indira Menezes
Isabella Bertogna Petrus
Lasinha A. Cabral Soares
Lúcia Paroni
Lucy Alarcon Garcia
Mara Moraes
Maria Angélica Marchiori
Maria Elisa Martins
Maria Emilia Duarte
Mayra Fajionato
Michelle Salgado
Priscila Saraiva-Monteiro
Regina Borges
Sônia Carmela Falci Dechen
Suzana Boccato*
Tânia Almeida Bragion
 
 
Tenores
 
Alex Souza
Ariel Magno*
Arthur Raymundo
Brivaldo Júnior Souza
Carlos Eduardo de Paula
Daniel Amato
Danilo Demori
Elber Laranja
Fábio Bandeira
Humberto Sacchi
Lucas Matheus Cruz Lopes
Márcio Paduan Donadio
Maximiliano Moraes
Miquéias Pereira
Octacilio Dias de Almeida
Renato Rodrigues
Robson Santos
Samuel Valli
Tareek Ali Chahin
Tiago Pereira
 
 
 
Barítonos
 
Bruno Nascimento
Danton Crocco
Fabiano Albuquerque
Fernando Barreto*
Lucas Daniel
Marcelo Menegesso
Pedro Vitor de Abreu
Rafael Leoni
Rafael Lucatto
Raphael Domeniche Rodrigues*
Rodrigo Xavier Bartsch
Volnei dos Santos
Wanilton Mahfuz
Willian Donizetti
 
 
 
* Coro Contemporâneo de Campinas

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951