1 | 2 | 3

Sinfônica de Campinas e Banda da Polícia Militar apresentam concerto para comemorar 114 anos do 8º Batalhão

21/08/2015

fonte: www.campinas.sp.gov.br

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas faz concerto especial com a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira, 21 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal "José de Castro Mendes". A regência da Sinfônica de Campinas será do maestro titular Victor Hugo Toro e da Banda Sinfônica da Polícia Militar será o maestro capitão Elias Batista do Nascimento. A entrada será um quilo de alimento não perecível na troca por um ingresso, a partir de duas horas de antecedência.
 
O concerto é em comemoração ao aniversário de 114 anos do 8º Batalhão de PM do Interior em Campinas, implantado no dia 8 de agosto de 1901. Os alimentos arrecadados serão doados a entidades assistenciais.
 
O maestro da OSMC, Victor Hugo Toro, conta que tocou uma vez com a Banda Militar há oito anos e aposta que essa apresentação será retumbante . Na primeira parte do concerto será apenas a Banda Militar e na segunda parte serão as duas ao mesmo tempo. "Cerca de 100 músicos estarão no palco e as peças são muito virtuosas. Será espetacular, uma apoteose", diz o regente Toro.
 
O programa foi elaborado pelos regentes das duas instituições musicais, Toro e Lima. A apresentação começa com "The Incredibles" do compositor Michael Giacchino, segue com a abertura da ópera "A Força do Destino", de Giuseppe Verdi e "Danzón Nº2" , de Arturo Marquez, ambas com arranjos do capitão Samuel Nascimento de Lima;
 
A famosa "Abertura Festiva", de Shostakovich, dá um toque especial ao programa, tal como "A Marcha Triunfal" do 2º ato da ópera Aida, de Verdi. Encerra o concerto "Pini di Roma", do compositor Respighi.
 
Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo
 
O Corpo Musical da Polícia Militar foi criado em 7 de dezembro de 1857. A Banda Sinfônica da Polícia Militar foi um dos primeiros aparatos do Corpo Musical, com a missão de entreter as tropas. Ao longo dos anos, passou a se apresentar também para a comunidade paulistana. Atualmente, o Corpo Musical da Polícia Militar é composto por Banda Sinfônica, Jazz Band, Camerata (Grupo de Cordas), Coral Masculino e Seções de Banda, em apresentações para todos os públicos.
 
Maestro e comandante
 
O capitão músico PM Elias Batista do Nascimento é o maestro e comandante do Corpo Musical da PM. Ele ingressou na Policia Militar em 10 de julho 1984 e em 18 de outubro de 1985, passou oficialmente a fazer parte do Corpo Musical da PMESP. Ao longo da carreira de músico e militar frequentou diversos cursos e especializações. Já recebeu diversas condecorações, comendas e láureas.
 
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
 
Atualmente, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é ligada à Secretaria Municipal de Cultura. Tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como diretor artístico e regente titular, Victor Hugo Toro. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas recebe grandes regentes e prestigiados solistas da cena erudita brasileira e internacional.
 
 
Programa
 
Michael Giacchino (1967)
"The Incredibles"
G. Verdi (1813-1901)
Abertura da Ópera "A Força do Destino"
Arranjo: Capitão Samuel Nascimento de Lima
Arturo Márquez (1950)
Danzón Nº 2
Transcrição: Capitão Samuel Nascimento de Lima
 
Intervalo
 
D. Shostakovich (1906-1975)
Abertura Festiva
G. Verdi (1813-1901)
A Marcha Triunfal - Aida - Ato II
O. Respighi (1879-1936)
Pini di Roma
 
Concerto em comemoração aos 114 anos do 8º BPMI
Data: 21 de agosto, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal "José de Castro Mendes" - Praça Correa de Lemos, s/n, Vila Industrial
Ingressos: 1 quilo de alimento não perecível, que será trocado por um convite, a partir de duas horas antes do início do concerto.
 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951