1 | 2 | 3

Orquestra Sinfônica de Campinas e Toquinho encerram programação do Filc

28/04/2009

 

27/04/2009, 10:27
Autor: Andressa Vilela

O cantor e compositor Toquinho e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas fizeram o show de encerramento do 1º Festival Internacional da Leitura de Campinas, neste domingo, dia 26 de abril. O Filc, realizado na Estação Guanabara, atraiu, em nove dias de atividades, mais de 50 mil pessoas. O evento foi promovido pela Prefeitura de Campinas, em parceria com a Unicamp.

Demétrio Vilagra, prefeito em exercício, afirmou estar satisfeito com o resultado do 1º Filc. "Nós viemos semana passada abrir este Festival e não tínhamos idéia de que ia ser esse sucesso", disse Vilagra, que anunciou outros planos. "Com certeza no próximo ano teremos o 2º Festival", ressaltou. O reitor da Unicamp, Fernando Costa, também destacou como positivo o evento. "O Festival coloca à disposição este espaço da Estação Guanabara e representa uma das funções da Universidade, que é proporcionar arte", apontou o reitor.

A Orquestra abriu a apresentação com músicas denominadas Jobinianas (de Tom Jobim) e Caymminianas (de Dorival Caymmi), além da aquarela de sambas. Entre elas, "Desafinado", "Garota de Ipanema", "Se todos fossem iguais a você", "O que é que a baiana tem", "Maracangalha" e "Aquarela do Brasil". Este é o primeiro concerto popular da OSMC neste ano de 2009. Silas Lima, que toca arpa na Orquestra, falou sobre suas impressões de tocar no Festival. "É bom saber que tem esse público todo nos apoiando", disse.

O Secretário de Cultura, Arthur Achilles, afirmou estar contente com os resultados. "Este foi um evento de sucesso absoluto e este concerto é dedicado ao público", afirmou. O pró-reitor da Unicamp, Mohamed Habbib parabenizou os organizadores. "Subindo no palco para encerrar este Festival, lembrei de quatro anos atrás, quando começamos os primeiros passos para transformar este local em espaço para o público. E hoje foi gratificante ter a presença de vocês aqui", disse ele se referindo às pessoas que prestigiaram o Festival.

Nos bastidores, Toquinho afinava seu violão e, ao ser anunciado, foi ovacionado pelo público. A primeira música que tocou, acompanhado da Orquestra, foi "Tarde em Itapuã", cantada em coro na platéia. "Tocar com a Orquestra é uma coisa maravilhosa e, para qualquer artista, muito divertido. Eu me divirto enquanto trabalho. Aliás, tocar aqui é melhor que trabalhar", sorriu o cantor, levando o público a gargalhadas.

A professora Solange Barbutti estava na platéia com a cunhada e uma amiga e afirmou que sua música favorita é Aquarela. "Foi excelente essa junção do Toquinho com a Orquestra. É uma oportunidade de Campinas apreciar a boa música", disse. A música Aquarela encerrou o show e o bis teve "Trem das Onze".

Ligia Amadio, a maestrina da Orquestra Sinfônica, afirmou que se apresentar no Festival foi gratificante. "Este público foi afetuoso, cantava junto", afirmou. "As canções do Toquinho fizeram parte da minha adolescência e estas músicas foram como reviver o passado", contou a maestrina.
 
 
Fotos:
 
 
 
 
 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951