1 | 2 | 3

Sinfônica de Campinas apresenta concerto gratuito no Parque Dom Bosco

22/11/2015

fonte: www.campinas.sp.gov.br 

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta um concerto especial neste domingo, 22 de novembro, às 17h, no Parque Dom Bosco, no bairro Vida Nova. A apresentação terá regência do maestro titular Victor Hugo Toro e, como convidado, o tenor Richard Bauer. A entrada é livre e gratuita.

O maestro selecionou diversas composições conhecidas para o programa. Serão executados trechos do 'Il Guarany', do compositor e maestro campineiro Antonio Carlos Gomes;'La Bohème', 'Tosca' e 'Turandot', de Giacomo Puccini; suíte nº 1 de 'Carmen', de Georges Bizet; 'O Barão Cigano', de Johann Strauss; 'I Pagliacci', de Ruggero Leoncavallo e a abertura da 'Cavalleria Ligera', de Franz von Suppé.

Segundo o maestro Toro, o programa traz um pouco de várias obras conhecidas do grande público. “São árias de óperas e operetas famosas. Além disso, teremos como convidado o renomado tenor brasileiro Richard Bauer. Será um concerto maravilhoso, o público vai gostar”, diz o maestro.

O concerto no Parque Dom Bosco, no Vida Nova, faz parte do programa “Sinfônica nos Bairros”, no qual a Orquestra se apresenta, gratuitamente, em bairros da cidade. O objetivo é democratizar o acesso à Orquestra - considerada um patrimônio artístico e cultural de Campinas – e popularizar a música sinfônica com o repertório de compositores nacionais e internacionais.

O Parque foi inaugurado no dia 23 de agosto deste ano. Tem uma área de 200 mil metros quadrados, antes degradada. O bosque conta com oito lagos; duas pistas de caminhada, sete campos de futebol, duas quadras poliesportivas, pista oficial de skate, campos de malha e de bocha, além de duas academias ao ar livre, parquinhos para crianças e oito quiosques cobertos para piquenique.

Sobre o tenor convidado

Richard Bauer é um tenor, natural de São Paulo. Começou a atuar em óperas em 1996. Participou de peças como 'Aida', 'Nabucco', 'La Traviata', 'La Forza del Destino', entre outros, do compositor Giuseppe Verdi; 'Madame Butterfly', 'Tosca', 'La Bohème', 'Il Tabarro', 'Turandot', 'Manon Lescaut', de Puccini; 'I Pagliacci', de Leoncavallo; 'Cavalleria Rusticana', de Mascagni; 'Carmen', de Bizet, 'Norma', de Bellini; 'Il Guarany', 'Lo Schiavo' e 'Fosca', de Carlos Gomes.

Atuou no maiores palcos brasileiros, como o Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Amazonas (Manaus), Teatro da Paz (Belém) e Teatro Municipal José de Castro Mendes, de Campinas. No exterior, já esteve em grandes teatros da Itália, do Uruguai, da Argentina, da Colômbia, do Japão, da Coreia do Sul, entre outros.


Programa

V. Suppe: “Cavalleria Ligera', abertura.
C. Gomes: “Il Guarany - Vanto io Pur”
G. Puccini: “La Bohème - Che Gelida Manina”
G. Bizet: Suíte N° 1 “Carmen” (Prelude – Aragonaise – Toreadors)
R. Leoncavallo: “I Pagliacci - Vesti la Giubba”
G. Puccini: “Tosca - E Lucevan le Stelle”
J. Strauss: “O Barão Cigano” - abertura
G. Puccini: “Turandot - Nessun Dorma”

Richard Bauer, Tenor

Victor Hugo Toro, Regente


Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Data: 22 de novembro, domingo
Horário: 17h
Local: Parque Dom Bosco - Av. Comendador Emílio Pieri, s/nº, Vida Nova.
Entrada gratuita

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951