1 | 2 | 3

O genial Hermeto Pascoal comenta sua obra no concerto da Sinfônica

18/03/2017

fonte: www.campinas.sp.gov.br


Imagine um concerto da Sinfônica de Campinas com o próprio compositor, o multi-instrumentista Hermeto Pascoal revelando detalhes do processo criativo de sua obra. O público pode anotar na agenda: esta apresentação acontece no próximo sábado, 18 de março, às 20h30, no Teatro Castro Mendes. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.

O concerto encerra a quarta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), que acontece em vários locais de Campinas desde o último dia 14, com apresentações que destacam a difusão da pesquisa e performance da produção nacional.  

Além de Hermeto Pascoal, o Festival presta homenagem ao compositor Edson Zampronha, um dos mais importantes da nova geração, que também irá dividir com o público detalhes da concepção de sua peça.

Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, a Orquestra interpreta três peças de Edson Zampronha ("Outono", "Convergenza Sensibile" e "Modelagem XII") e a "Suíte Pixitotinha", de Hermeto Pascoal.

Chamado de "bruxo" ou "mago", o genial Hermeto é famoso por seu talento de transformar qualquer objeto em instrumento e, através dele, produzir música de qualidade. Natural de Alagoas, ficou conhecido na década de 1960 como pianista e flautista do grupo Quarteto Novo, que misturava elementos nordestinos (como baião e xaxado) com jazz e harmonias contemporâneas.  

O compositor Edson Zampronha tem uma carreira dedicada à pesquisa acadêmica, e é referência quando o assunto é música contemporânea, semiótica e tecnologia musical. É um dos grandes nomes brasileiros em composições para orquestras sinfônicas. Já foi vencedor do 6º Prêmio Sergio Motta, o mais importante prêmio em Arte e Tecnologia do Brasil pela instalação sonora Atrator Poético, realizada com o Grupo SCIArts. Zampronha é Doutor em Comunicação e Semiótica – Artes pela PUC São Paulo, realizou pesquisa de pós-doutorado em música na Universidade de Helsinque, na Finlândia, é Mestre em composição musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduado em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista e atualmente é professor na Universidade de Oviedo, na Espanha.

Programa

Edson Zampronha: Outono
Hermeto Pascoal: "Suíte Pixitotinha"
a) Eu te Tudo
b) Ilha das Galés
c) Garimpo em Serra Pelada
d) Menina Flor

Edson Zampronha: Convergenza Sensibile
Edson Zampronha: Modelagem XII

Serviço

Concerto - Encerramento do IV FMCB - Festival de Música Contemporânea Brasileira
Orquestra Sinfônica de Campinas
Regência: Victor Hugo Toro

Participações especiais: Hermeto Pascoal e Edson Zampronha (os compositores farão comentários de suas obras)

Quando: 18 de março, sábado, 20h30
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272.9359

Entrada gratuita. Retirada de ingressos no local uma hora antes do espetáculo (limite de dois por pessoa). 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951