1 | 2 | 3 | 4

Sinfonia Ecológica encerra apresentações em Mato Grosso do Sul

12/06/2007

 

11/06/2007, 18:18
Autor: Alberto Dini

Mais de 10 mil pessoas prestigiaram as apresentações da Sinfonia Ecológica Brasileira em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o público estimado foi de mais de 5 mil pessoas, que lotaram o Parque das Nações Indígenas, na sexta-feira, dia 8 de junho. No domingo, dia 10 de junho, o concerto foi realizado na praça General Ponce, em Corumbá, reunindo um público praticamente idêntico ao de Campo Grande.

Agora, a Sinfonia Ecológica Brasileira, que é realizada pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) - em parceria com o grupo Acaba Canta-Dores do Pantanal, Academia de Ballet Juliana Omati, grupo Nau de Ícaros e participação especial da cantora Tetê Espíndola - vai se apresentar em Cuba nos dias 13 (Teatro Karl Marx) e 15 (Praça da Revolução) de junho, no encerramento do 5º Congresso Internacional de Cultura e Desenvolvimento. A delegação segue para Cuba na madrugada desta terça-feira, dia 12 de junho.

O prefeito Hélio de Oliveira Santos, acompanhado da primeira-dama e chefe de gabinete, Rosely Nassim Jorge dos Santos, esteve presente ao concerto de Corumbá neste domingo. Eles receberam das mãos do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira uma tela do artista plástico sul-matogrossense José Ramon Morais, conhecido por sua temática preservacionista voltada à defesa do Pantanal.

Corumbá

O prefeito Hélio de Oliveira Santos - presente ao concerto de Corumbá, afirmou que "arte, cultura e defesa do meio ambiente formam uma receita que dá certo, como prova a recepção calorosa do público à mensagem preservacionista contida na Sinfonia
Ecológica Brasileira".

Ele ressaltou, também, a importância da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas ter sido convidada para participar do encerramento do 5º Congresso Internacional de Cultura e Desenvolvimento, em Havana. "Tenho absoluta certeza que a Sinfônica vai representar condignamente a nossa Campinas. Esse intercâmbio de experiências vai ajudar a erguer bem alto a bandeira da defesa do meio ambiente", afirmou Dr. Hélio.

Já o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, afirmou que a cidade se sente honrada em ser escolhida para a última apresentação da Sinfonia Ecológica Brasileira em território pátrio. "Corumbá é a capital do Pantanal, o mais rico dos santuários ecológicos brasileiros; não poderia haver local mais adequado para falarmos de preservação ambiental unindo os estilos de música erudita e popular", disse Ruiter, lembrando que investir em Cultura e preservação do meio-ambiente "também significa investir em cidadania".

Campo Grande

Em Campo Grande, na noite de 8 de junho, a apresentação da Sinfonia Ecológica Brasileira também marcou o encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente.

O prefeito da cidade, Nelson Trad Filho, ao final do espetáculo, afirmou que a Sinfonia Ecológica "encanta e conscientiza ao mesmo tempo. Fazendo a defesa do meio ambiente, a Sinfonia nos proporciona um passeio pelo Brasil, mostrando nossas belezas naturais e a riqueza de nossa cultura".

Por sua vez, o jornalista sul-matogrossense Paulinho Feitosa também aprovou a forma como a Sinfonia Ecológica Brasileira difunde sua mensagem preservacionista, utilizando para isso "a construção de uma espécie de ponte entre o erudito e o popular, somando valores de diversas regiões brasileiras e compondo um mosaico muito bonito".

Reação positiva

A forma extremamente receptiva e calorosa com que as platéias sul-matogrossenses receberam a Sinfonia Ecológica Brasileira surpreendeu até mesmo profissionais experientes, como Juliana Omati, diretora da academia de balé que leva seu nome. "Poucas vezes em minha vida profissional pude testemunhar uma reação tão entusiasmada como a dos públicos de Campo Grande e Corumbá", disse.

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951