1 | 2 | 3 | 4

Sinfonia Ecológica atraiu cinco mil pessoas em Cuba

14/06/2007
Autor: Alberto Dini

A Sinfonia Ecológica Brasileira fez sua primeira apresentação em Havana, Cuba, na noite desta quarta-feira, dia 13 de junho. A platéia que lotou o Teatro Karl Marx pode apreciar o desempenho da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, da cantora Tete Espíndola, do grupo Acaba Canta-dores do Pantanal, do grupo Nau de Ícaros e da Academia de Ballet Juliana Omati.

O prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos e a primeira-dama Rosely Nassim Jorge dos Santos estiveram presentes, prestigiando a primeira apresentação da Sinfônica no exterior. Também estiveram presentes o embaixador brasileiro em Cuba, Ricardo Pericás, o primeiro vice-ministro de Cultura de Cuba, Rafael Bernal, o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco de Lagos e o presidente da Sanasa, Luís de Aquino, entre outros.

"A primeira apresentação no exterior significa que a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas está escrevendo sua própria história, afirmou o prefeito Dr. Hélio. Para ele, a Sinfonia Ecológica é um grito em defesa do meio-ambiente, mas a turnê tem um significado que vai além da cultura e da mensagem preservacionista. "Brasil e Cuba têm aspectos que se aproximam, e esse intercâmbio enriquece a ambos. Cuba é forte na área de cultura, esportes e saúde pública, então temos muito a aprender com esse intercâmbio, assim como temos muito a oferecer aos cubanos", afirmou o prefeito.

"Entendemos as apresentações da Sinfonia Ecológica Brasileira como um presente ao povo cubano e em especial ao 5º Congresso Internacional de Cultura e Desenvolvimento", afirmou o primeiro vice-ministro de Cultura de Cuba, Rafael Bernal. "A visita da delegação brasileira fortalece ainda mais as já tradicionais relações fraternais históricas entre Brasil e Cuba", completou ele.

Brasileiros vibraram

Um grupo de cerca de duzentos estudantes brasileiros esteve presente no Teatro Karl Marx nesta quarta-feira, e vibraram muito com o desempenho dos músicos e bailarinos. Entre eles, a baiana Ana Marta Santos, do quinto ano da Escola Latino Americana de Medicina, que ficou sabendo da apresentação da Sinfonia Ecológica Brasileira na terça-feira, por meio de uma amiga. A notícia se espalhou e logo foi reunido um grupo de estudantes de diversas outras áreas, como Cinema, Teatro, Dança e Educação Física.

"Eu já tive oportunidade de conhecer muitas coisas bonitas e interessantes na área de Cultura, mas é impossível não se emocionar diante de um espetáculo tão bonito como esse", afirmou Ana Marta. Para ela, essa junção da música erudita com composições folclóricas e populares mostra a riqueza da diversidade cultural brasileira.

Ao final do espetáculo, o grupo não resistiu e – bem no estilo das torcidas organizadas - entoou o coro de "ah, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".

Nesta sexta-feira, a partir das 21h, a Sinfonia Ecológica Brasileira subirá ao palco na Praça da Revolução para participar do encerramento do 5º Congresso Internacional de Cultura e Desenvolvimento.

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951