1 | 2 | 3

Sinfônica de Campinas se apresenta na Hípica no próximo sábado

23/06/2018


fonte: www.campinas.sp.gov.br


A Orquestra Sinfônica de Campinas se apresenta no próximo sábado, 23, às 17h, no Clube da Sociedade Hípica, em comemoração ao seu aniversário de 70 anos. O evento é aberto ao público e terá a regência do maestro Victor Hugo Toro. O repertório é alegre e vigoroso, com músicas de grandes compositores contemporâneos e dos séculos 19 e 20.

O concerto tem início com a abertura da opereta “Brincadeiras de Bandidos”, do compositor e maestro croata do Romantismo, Franz von Suppè, que teve sua estreia em abril de 1867. Segue com a obra “Hoe Down”, do Balé “Rodeo”, do compositor norte-americano, Aaron Copland.

Na sequência, o Intermezzo de “As Bodas de Luis Alonso”, uma 'zarzuela', do compositor espanhol, Gerónimo Giménez y Bellido, estreada em 1897. As zarzuelas são uma forma de teatro musical surgido na Espanha e que se distingue das operetas francesas, principalmente por conter partes instrumentais, partes vocais (solos, duetos, coros) e partes faladas.

O programa prossegue com o prelúdio e mazurka da Ópera “Coppelia”, do compositor francês do século XIX, Léo Delibes. Coppelia é um balé cômico -sentimental baseado em conto fantástico de Hoffmann, “O Homem de Areia”.

Do compositor campineiro Carlos Gomes será executada a Ária “Nell Isola” da Ópera Colombo.

A popular “Valsa dos Patinadores”, do compositor francês Émile Waldteufel, entra em cena. A peça foi inspirada na famosa obra de Renoir, “Rinque de Patinadores” e composta em 1882.

A música latina também tem sua vez. Do compositor mexicano Arturo Márquez, a Sinfônica interpreta a canção “Danzon nº 2”. Escrita para orquestra completa, a peça apresenta solos para clarinete, oboé, piano, violino, trompete, flauta e flautim. Encerra o concerto com uma música para deixar saudade e muita vontade de dançar, a “Suíte de Mambos”, do cubano Prez Prado, que ficou imortalizado como o Rei do Mambo.

Programa

F. V. Suppe: Brincadeiras de Bandidos: Abertura
A. Copland: “Hoe Down” de “Rodeo”
G. Gimenez: Intermezzo de “As Bodas de Luis Alonso”
L. Delibes: Preludio e Mazurka de “Coppelia”
Carlos Gomes: “Nell Isola” de Colombo
E. Waldteufel: “Valsa dos Patinadores”
A. Marquez: Danzon N° 2
Perez Prado: Suite de Mambos

Serviço
Orquestra Sinfônica de Campinas.
Quando: 23 de junho, sábado, 17h.
Onde: Sociedade Hípica de Campinas (Rua Buriti. Bairro das Palmeiras – Campinas, SP). 

 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951