1 | 2 | 3

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas celebra 90 anos em 2019

21/06/2019

fonte: www.campinas.sp.gov.br 

 

A temporada 2019 marcará a celebração dos 90 anos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. As equipes de direção e produção estão a todo vapor na preparação da comemoração e buscam apoio da iniciativa privada para parcerias que permitam ampliar a agenda. A abertura da temporada será em março, com o maestro titular Victor Hugo Toro e uma série de concertos especiais.
 
Principal estrutura cultural de todo o interior paulista, uma das maiores instituições culturais do Brasil e maior referente artístico da terra de Carlos Gomes, a Orquestra Sinfônica foi criada em 1929, quando um grupo de cidadãos _ muitos deles agora homenageados em ruas da cidade _ decidiram que Campinas merecia ter uma orquestra de alto nível. Criaram então a “Sociedade Symphonica Campineira”, agrupamento que é a origem da atual orquestra.
 
Uma característica marcante da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é sua diversidade e heterogeneidade musicais, apresentando em seu repertório obras populares e eruditas, executadas sempre com alta qualidade artística e técnica.
 
Responsabilidade social
 
Diretor artístico e regente titular o maestro Victor Hugo Toro lembra que o momento é uma oportunidade para o empresariado participar colaborando com a agenda da Orquestra.
 
“Eu quero fazer aqui um chamado às empresas e indústrias da região a se envolverem com o projeto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, como uma mostra de firme responsabilidade social, dando exemplo de uma região civilizada, onde as coisas são bem-feitas, com orgulho cultural e autoestima alta. As empresas têm a possibilidade, direi mais, a responsabilidade, de colaborar com a Sinfônica e seu valor simbólico na região”, afirma Toro.
 
Para Toro, “o patrocínio empresarial a projetos e instituições culturais como a Orquestra Sinfônica é um caminho atrativo para o investimento privado”. 
 
“As atividades culturais são estratégicas e geram trabalho, emprego e renda, além de promover a inclusão social de jovens, crianças, adultos e idosos. Apoiar ações culturais, como a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, não é apenas uma ótima oportunidade para que empresas e indústrias reduzam valores de tributos e impostos nas esferas municipal, estadual e federal", avalia o maestro  Toro.
 
"A participação em projetos culturais e de promoção social, num mercado que só cresce a cada dia, é também uma forma de valorizar e diferenciar a imagem institucional perante a sociedade. Contamos com vocês!”, afirma Toro.
 
Serviço:
Interessados em se tornar parceiros da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas podem entrar em contato pelo e-mail contato@osmc.com.br ou pelo telefone (19) 3705-8042. 

 

Curiosidades históricas da Orquestra

A primeira sessão para criação da Sociedade Symphonica Campineira foi realizada em 6 de outubro de 1929 no salão nobre do Clube Italiano, que também cedia espaço para os ensaios. Salvador Bove foi o primeiro maestro. A primeira diretoria tinha Jorge Witerman como presidente, Reynaldo Prestes como secretário e Franklin Caetano de tesoureiro. Na comissão de honra estavam o prefeito Orosimbo Maia, Joaquim Alvaro, Raphael Duarte, Annibal de Freitas, Euclydes Vieira, Geraldo Alves Corrêa, José de Campos Novaes, Pedro A. Anderson, Antonio Benedito de Castro Mendes e Elias Lobo Netto. A primeira formação contava com 51 músicos, ou professores de orquestra. 

O maestro Luiz de Tullio, que esteve à frente da OSMC de 1968 a 1974, quando ela foi efetivamente municipalizada, participou do primeiro concerto da Sociedade Symphonica Campineira como violinista. Além dele, tocavam na orquestra, seu pai, o maestro João de Tullio, o irmão, Pompêo de Tullio (trompas), e Pompêo de Tullio Sobrinho (violoncello).

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951