Ingressos Programação Contato
Discografia
Hist. Administ.
Linha do Tempo
Notícias
   
   

Notícias

22.05.2010
Roberto Duarte

Natural do Rio de Janeiro, Roberto Duarte vem desenvolvendo suas intensas atividades como regente no Brasil, Europa e Estados Unidos. Seu interesse pela música brasileira o coloca em posição de destaque no cenário musical, com a apresentação de mais de uma centena de obras em primeira audição mundial, a revisão das inúmeras obras para orquestra de Villa-Lobos e a edição de Il Guarany, de A. Carlos Gomes, para a FUNARTE. Este trabalho representa um marco importante para a música brasileira, onde a obra do nosso maior operista foi totalmente restaurada. Trabalho idêntico foi feito na ópera Lo Schiavo, do mesmo compositor.

 

Duarte teve o privilégio de ter sido discípulo e assistente de dois dos maiores mestres brasileiros: Francisco Mignone e Eleazar de Carvalho. Mais tarde aperfeiçoou-se, ainda, na Itália e na Alemanha.

Sua carreira Internacional começou logo depois de ter sido laureado com o Prêmio ’Serge Koussevitzky’ no Concurso Internacional de Regência do Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro. Entre as principais orquestras que tem dirigido fora do Brasil estão: a Tonhalle Orchester Zürich, a Ungarische Philharmonie, a Orchestre de la Radio Suisse Romande, a Orchestra G. Enescu, a Slovak Symphony Orchestra, a Moscow Chamber Orchestra, a Bruckner-Orchester Linz, a Akron Symphony Orchestra, a Tchaikowsky Symphony Orchestra Moscow, a Orchestra Sinfonica di Bari, entre outras.

 

Desde 1991 vários CDs, sob sua batuta, gravados na Europa e no Brasil, com obras de Villa-Lobos entre outros compositores, enriquecem a discografia internacional e nacional. Por todos os seus méritos recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA o prêmio de Melhor Regente do Ano de 1994 e 1997. É membro, entre outras, da Academia Brasileira de Música, hoje seu vice-presidente. Em novembro de 1996 recebeu do Governo Brasileiro o mais alto prêmio da Música no Brasil: o Prêmio Nacional da Música, como regente. Em 2001 recebeu o Prêmio Carlos Gomes por sua atuação no campo da ópera, como regente e revisor. Em Paris, em abril de 2002, participou como membro do comitê de honra e palestrante no I Congresso Internacional Villa-Lobos.

 

Sua importância como professor de regência tem sido enorme: foi professor durante 27 anos na UFRJ, fez masterclasses em vários estados brasileiros e fora do Brasil no Chile, Grécia, Suiça e Itália. Duarte 14 anos foi professor do Corso Internazionale di Polifonia Latino Mediterrânea na Italia. Foi também Conselheiro de Estado na área da Cultura no estado do Rio de Janeiro.

 

Para a Editora Max Eschig em Paris, Duarte tem revisado obras de Villa-Lobos. No Brasil, seu trabalho de revisão, restauração e edição de obras dos mais importantes compositores tem sido constante. A Academia Brasileira de Música frequentemente o convida para, com sua equipe, produzir trabalhos da mais alta relevância cultural. De suas mãos saíram obras de F. Mignone, R. Miranda, V. Brandão, L. Fernandez, A. Bocchino, e especialmente H. Villa-Lobos, entre outros.             Roberto Duarte foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981-1994), da Orquestra Sinfônica do Paraná (1998-1999) da Orquestra Unisinos, no Rio Grande do Sul (2003-2005).

 




 
    Lotuspró Lexxa Internet