Ingressos Programação Contato
Discografia
Hist. Administ.
Linha do Tempo
Notícias
   
   

Notícias

10.06.2006
Carlos Moreno, regente

Carlos Moreno é natural de Petrópolis e nasceu em 1968. Formou-se em Regência Aufbaustudium (curso de pós-graduação) pelo Konsevatorium und Musikhochschule Winterthur Zürich na Suíça sob a orientação de Johannes Schlaefli e violino (bacharelado) pela Universidade Uni-Rio sob a orientação de Paulo Bosisio. Teve sua estruturação musical básica junto ao Coral do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Participou dos principais festivais de música nacionais e diversos workshops internacionais em regência sob a orientação dos maestros Roberto Duarte, Gustav Mayer, Meydin Rodan, Robert Gutter, Karl Scheuber, Larry Rachleff, Kirk Trevor, Tsung Yeh.

Em 1991, recebeu por sua atuação como regente e professor de música junto ao Instituto Meninos Cantores de Petrópolis uma bolsa de estudos para estagiar nos melhores Institutos de Canto Coral da Alemanha e Áustria: Regensburgsängerknaben, Meninos Cantores dos Bosques de Viena, Coral do Dom de Kolonia, Sant Florian Sängerknaben.

Em 1996, desenvolveu o projeto Orquestra Brasil Folclore visando a divulgação da música erudita brasileira com a gravação de um CD. Este vem a registrar obras em versões interpretativas  inéditas e teve excelente acolhida pela crítica nacional e internacional.

No ano de 1998, participou do 5º Concurso Latino Americano para Regentes de Orquestra promovido  pela Orquestra Sinfônca da USP tendo conquistado o 1º Lugar. No ano seguinte recebeu do Ministério da Cultura a Bolsa Virtuose para aprofundamento em regência na Europa.

Por ter em sua formação curricular estudado canto lírico  no Brasil e Europa vem participando em vários projetos como preparador de coro das óperas  “O Barbeiro de Sevilha”, “Un ballo in maschera”, “ Rigoletto”, entre outras obras para coro e orquestra

Como Regente convidado dirigiu as seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica Nacional, BernerKammerorchester, Ukraine National Orchester, Westböhmische Symphonie Orchester Marienbad, Bohuslav Martinú Philarmonie – Zlin, Kammerorchester des Konservatoriums und der Musikhochschule Winterthur Zürich, Orquestra Sinfônica do Paraná, entre outras.

Carlos Moreno vem atuando de maneira expressiva junto ao cenário musical brasileiro, onde tem sua importância dirigida ao repertório erudito internacional e nacional e em diversos projetos educacionais através da linguagem musical.

 




 
    Lotuspró Lexxa Internet