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14.06.2006
Roberto Tibiriçá

Recebeu orientações de Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Dinorah de Carvalho, Nelson Freire, Gilberto Tinetti e Peter Feuchwanger.

Foi discípulo do Maestro Eleazar de Carvalho e venceu por duas vezes o Concurso para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, passando assim a ser seu principal Regente Convidado por quase 18 anos, até sua vinda para o Rio de Janeiro, em 1994, como Diretor Artístico da OSB. Esteve ainda em Lisboa, Portugal, entre 1984-1985, como Regente Assistente do Teatro Nacional de São Carlos.

Eleito pela crítica do Rio de Janeiro como o Músico do Ano de 1995, Roberto Tibiriçá apresentou ao público carioca várias primeiras audições, tais como a 2a. Sinfonia e as Danças Sinfônicas, ambas de Rachmaninoff e a ópera The Rape of Lucretia, de Benjamin Britten, além de várias obras de autores brasileiros, inclusive a gravação do CD em Homenagem ao Papa João Paulo II com 5 obras inéditas dos compositores Ricardo Tacuchian, Ronaldo Miranda, Edino Krieger, Almeida Prado e David Korenchendler e em São Paulo apresentou a primeira audição da Petite Messe Solennelle, de Rossini.

Recebeu do Governo do Estado do Rio de Janeiro o “Prêmio Estácio de Sá” pelo seu trabalho com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Desde sua época como Diretor Artístico da OSB tem se dedicado à música brasileira mas, foi com sua entrada em 2000 na Orquestra Petrobrás Pró Música que seu trabalho em prol de nossa música mais se destacou com concertos programados apenas com obras dos compositores nacionais contemporâneos. Gravar em 2003 um CD com 2 das obras mais cobiçadas e esquecidas em gravações: O Concerto para piano em Formas Brasileiras de HEKEL TAVARES, com o pianista Arnaldo Coehn e o Choros No.6 de VILLA-LOBOS (sendo considerado um dos melhores CDs do ano!). A série “O Artista Brasileiro” realizada na Sala Cecília Meireles (onde só se apresentam os artistas nacionais) tem sido recebida até hoje com muito carinho pelo público desde sua idealização quando assumiu a OPPM. Os 3 Concursos também idealizados por Tibiriçá (Concurso para Jovens Solistas “Armando Prazeres”, o Concurso para Jovens Regentes “Eleazar de Carvalho” e o Concurso para Jovens Compositores “Cláudio Santoro”) têm recebido grandes elogios por sua iniciativa.

Foi Diretor Artístico e Regente Titular desta orquestra de 2000 a 2003. Nesses 4 anos foi o responsável pelo alto nível artístico que este conjunto alcançou, levando o mesmo a receber o Prêmio Carlos Gomes, em sua primeira edição Nacional, como o Melhor Conjunto Orquestral em 2001 e novamente em 2002.

Participou de diversas edições do Projeto Aquarius, dentre as quais se destacam a 2a.Sinfonia de Gustav Mahler, na Enseada de Botafogo em 1996, para um público estimado em 150 mil pessoas, e a Missa Campal celebrada por Sua Santidade, o Papa João Paulo II, no Aterro do Flamengo, para cerca de 2 milhões de pessoas, em 1997.

Por sugestão do pianista Nelson Freire, foi convidado por Martha Argerich para reger o Concerto de Abertura do FESTIVAL MARTHA ARGERICH, em Buenos Aires, fazendo sua estréia no Teatro Colón, em novembro de 2001 com a própria Martha tocando o Concerto em Sol, de Ravel. Voltou a este mesmo Festival em Outubro de 2004 onde atuou frente à Orquestra Filarmônica de Buenos Aires com Nelson Freire tocando Villa-Lobos, no Teatro Colón completamente lotado.

Teve a oportunidade de trabalhar ainda com artistas como Arnaldo Cohen, Barry Douglas, Lílian Zilbersntein, Joshua Bell, Antonio Meneses, Mikhail Rudy, Jean Louis Steuerman, Boris Belkin, Eugene Fodor, Wolfgang Meyer, Cristina Ortiz, Bernard Greenhouse, Pascal Roge, Bella Davidovitch e com artistas consagrados da MPB como Wagner Tiso, Rita Lee, Gilberto Gil, Simone, Daniela Mercury, Zizi Possi, Frejat, Francis Hime, Sivuca, Ivan Lins, entre outros.

Recebeu em 28 de Novembro de 2002 o título de CIDADÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, concedido pela Assembléia do Estado do Rio de Janeiro por seus serviços prestados à Cultura do Estado desde sua vinda, em 1994. Em 26 de Março de 2003 foi eleito para ocupar a Cadeira de No.05 (cujo Patrono foi o Pe. José Maurício Nunes Garcia) da ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA
(www.abmusica.org.br). Desde 2005 é o Diretor Artístico do Instituto Baccarelli (www.institutobaccarelli.org.br).

www.robertotibirica.com.br                          maestro@robertotibirica.com.br

 

Testemunhos

“Tive a ocasião de tocar com o Maestro Roberto Tibiriçá e me encantou fazer música com ele; senti-me muito apoiada além da orquestra ter apreciado muito a colaboração e o ambiente que ele criou graças ao seu talento e humanidade.
Espero repetir esta experiência.”

Bruxelas, 15 de Março de 2004
MARTHA ARGERICH


“Roberto Tibiriçá é na minha opinião o grande regente brasileiro de sua geração.
Sensível, inteligente e extremamente musical, tem sido sempre um prazer tocar com ele. Sinceramente gostaria de vê-lo com mais freqüência junto às nossas orquestras. O público merece! Ele também!.”

Paris, 18 de Abril de 2004
NELSON FREIRE


“Considero o Maestro Roberto Tibiriçá como um dos mais competentes e talentosos regentes brasileiros. Seu profundo conhecimento do repertório, aliado à uma grande sensibilidade musical, o torna o regente ideal para qualquer solista. Uma orquestra que o tenha como seu Regente Titular estará investindo em qualidade musical e, sobretudo, contribuindo para o desenvolvimento cultural de sua comunidade. Roberto é também um caro amigo a quem desejo um futuro com grande sucesso.”

Londres, 13 de Abril de 2004
ARNALDO COHEN


“O Maestro Roberto Tibiriçá é um daqueles raros regentes que não é apenas um grande diretor mas também um músico maravilhoso e um grande ser humano. Tenho sempre muito prazer em tocar com Roberto que também é um extraordinário colaborador para os solistas. Temos tocado vários concertos do repertório e sempre foi uma satisfação total em todos os sentidos.
Bravissimo Roberto!”

Paris, 03 de Maio de 2004
BARRY DOUGLAS


“Roberto  Tibiriçá é  um  regente maravilhoso com quem tive a  felicidade e  a oportunidade de  trabalhar  várias  vezes,  em  diversos  países  da  América  Latina.   Eu  o  conheço há  quinze  anos  e assim posso  dizer  que se  trata de um músico  de  alta qualidade  e grande refinamento.  Juntos,  percorremos todo  o  repertório e posso dar testemunho de  sua  profunda compreensão da  Música. Em  minha opinião, se  trata  de  um  dos  regentes mais  talentosos  de sua  geração.”

Liege, 02 de Maio de 2004
BORIS BELKIN




 
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