Ingressos Programação Contato
Discografia
Hist. Administ.
Linha do Tempo
Notícias
   
   

Notícias

14.04.2010
Lutero Rodrigues

 

  

Tendo tido contato com a música desde a infância, estudou violino e mais tarde, piano, concluindo o Curso de Regência da ECA, USP, em 1980. Até então havia  atuado como regente coral, à frente de vários grupos, destacando-se o Madrigal “Klaus-Dieter Wolff” que recebeu o prêmio de “Melhor Coral do Ano de 1980”, outorgado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Nos três anos seguintes, deu continuidade a seus estudos, na Escola Superior de Música de Detmold, Alemanha, sob a orientação de Martin Stephani. Durante este período, estudou também com Sergiu Celibidache.   

 

De volta ao Brasil, em 1984, desenvolveu intenso trabalho voltado à formação de músicos, atuando como regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (1985-1987) e Orquestra Sinfônica Juvenil do Litoral (1984-1991). Durante 12 anos (1986-1998), foi regente da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, com a qual realizou diversas turnês nacionais e internacionais (México e Dinamarca).  Na temporada de 1992, foi também  Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

 

Inúmeras vezes, dirigiu e coordenou eventos, cursos e festivais de música, destacando-se o Festival de Inverno de Campos do Jordão, do qual foi Diretor Artístico durante 4 anos (1987 a 1990) e diversas edições das Oficinas de Música de Curitiba.  

 

De 1996 a 2003, foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, de Porto Alegre e a partir de  1998,   Regente da Sinfonia Cultura - Orquestra Sinfônica da Rádio e TV Cultura – tornando-se também, em  1999, seu Coordenador Musical. À frente desta Orquestra, realizou centenas de gravações de rádio, TV e alguns CDs que estão inéditos, priorizando sempre o repertório brasileiro.

  

Tendo já regido um amplo repertório internacional (cerca de 45 sinfonias), dedicou-se cada vez mais, nos últimos 20 anos, à pesquisa, divulgação e interpretação do repertório brasileiro.  Somando-se toda sua atividade como regente, já dirigiu (até 2010), cerca de 500 obras de mais de uma centena de autores brasileiros, 120 das quais em estréia mundial. Ao final de 2002, foi eleito membro da Academia Brasileira de Música, da qual passou a ocupar a cadeira nº 36. 

 

Como Regente Convidado, já dirigiu as principais orquestras brasileiras e atuou em diversos países: Alemanha, Costa Rica, México, Espanha e Dinamarca. Nos últimos anos, tem exercido também a atividade de professor universitário, tendo concluído, em 2009, o Doutorado em Musicologia, na ECA, USP e ingressado, em 2010, como Professor do Instituto de Artes da UNESP. 

 




 
    Lotuspró Lexxa Internet