INTERVALO; O QUE PASSOU E O QUE VIRÁ

noticia_2

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas inicia o Outono com apresentações que mesclam obras dos períodos clássico e romântico da música erudita

As apresentações de Abril da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, tanto aos sábados à noite, quanto aos domingos pela manhã foram consagradas pela presença maciça do público. “Gosto muito das apresentações dominicais, pois aos sábados à noite existem muitas opções de lazer e aos domingos pela manhã o horário fica reservado apenas para apresentações da orquestra”, comenta o jovem Lucas Uriarte, ouvinte da Sinfônica.
 
Na primeira semana deste mês a ilustre pianista Maria José Carrasqueira, dona de uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior, marcou presença como solista nos concertos sob a regência do maestro convidado Flávio Florence.

noticia_2_foto2

Florence, graduado pela Unicamp, foi flautista da Sinfônica de Campinas durante oito anos, atualmente é titular da Orquestra Sinfônica de Santo André e se apresenta como convidado em Orquestras por todo o Brasil e também no Exterior.

A apresentação começou com a ópera Oberon, do alemão Carl Maria Von Weber - pioneiro no drama musical que teve sua obra como precursora de uma nova estética na Alemanha. Em seguida foi encenado o ‘Concerto para Piano’ número 3 em dó maior, op. 37, de Ludwig van Beethoven – também alemão e considerado um dos mais famosos compositores de música erudita de todos os tempos. O encerramento ficou por conta da Sinfonia nº 88, em sol maior, do austríaco Joseph Haydn, contemporâneo de Beethoven.

Nos dias 12 e 13 de abril, o mesmo estilo clássico e romântico continuou a ser apresentado à platéia em magníficas obras de Béla Bartók, Gabriel Farué e Jean Sibélius.

Sob a batuta do Regente Titular Parcival Módolo o público pôde se deleitar ao ouvir a interpretação de En Saga - “Uma Lenda”, op.9, de Sibelius. Uma composição abstrata que revela intencionalmente a falta de uma linha histórica e deixa o público livre para compor, em seus acordes, suas experiências pessoais.

Na seqüência, não foi difícil cavalgar por entre os campos mitológicos da cultura finlandesa com a apresentação de O Retorno de Lemminkäinen, op.22, nº4, também de Jean Sibelius.

O público aprovou o novo horário de apresentação do espetáculo aos domingos, agora às 11 horas da manhã. “Jean Sibelius é meu compositor favorito, suas obras são belíssimas e, por isso, venho de Valinhos apenas para assistir a essa interpretação. Se o horário tivesse se mantido às 17 horas, talvez não pudesse comparecer, mas nas manhãs de domingo fica bem mais fácil eu sair da minha cidade e aproveitar o espetáculo”, declara a tradutora, Miriam Costa.

noticia_2_foto3 

As próximas apresentações de abril da Sinfônica serão nos dias 26 (sábado às 20h) e 27 (domingo, às 11 horas) e contarão com uma homenagem a Sant’Anna Gomes, talentoso irmão de Carlos Gomes, no centenário de sua morte.

Para mais informações acesse: www.osmc.com.br e para adquirir ingressos antecipadamente, a partir da quarta feira que antecede o concerto, ligue para:
(19) 3232-4168.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Data e horário
Dia 26 de abril, sábado, às 20h
Dia 27 de abril, domingo, às 11h

Local:
Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes
Praça Imprensa Fluminense, s/n
Cambuí

Preço:
R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia para estudantes, aposentados e maiores de 60 anos)

Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

Um Maestro no Comando do Espetáculo - Entrevista

Por trás dos Bastidores

'Ensaios Abertos' incentiva população à doação de Alimentos

Homenagem ao Maestro Sant’Anna Gomes encerra Abril