SOLISTAS: ANA VALÉRIA POLES E BETINA STEGMANN

No concerto dos próximos dias 40 e 05, a Sinfônica terá a participação das grandes musicistas que executarão solo na obra de Giovanni Bottesini, “Grand Duo Concertante para violino, contrabaixo e orquestra”. Portanto, o Notas Musicais traz para você um pouco da vida profissional destas artistas.

ANA VALÉRIA POLES


Nasceu em Tatuí, São Paulo e começou a estudar contrabaixo aos 12 anos com o professor Nikolaus Schevistschenko no Conservatório de Tatuí, formando-se em 1981. Após vencer importantes prêmios nacionais e tocar como solista com importantes orquestras brasileiras, foi para a Áustria em 1982, como bolsista do Governo do Estado de São Paulo, para estudar na Academia de Música de Viena com o professor Ludwig Streicher.

Obteve também bolsas de estudo da Fundação Alban Berg de Viena e do Ministério Austríaco. Em 1988, formou-se contrabaixista na classe de Ludwig Streicher com Einstimmige Auszeichnung (distinção unânime) e recebeu o Würdigungspreis (prêmio de merecimento) concedido pelo Ministério Austríaco.

Na Europa, integrou o conjunto Novos Solistas de Viena, a Primeira Orquestra de Mulheres da Áustria e a Orquestra Franz Lehar, tendo tocado também com a Orquestra Mozarteum de Salzburg. Foi idealizadora e integrante do Quinteto D'Elas, tendo gravado 3 CDs. Foi professora do Centro Educacional de Música 'Tom Jobim'.

Atualmente é professora da Academia e primeira contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

BETINA STEGMANN

Nasceu em Buenos Aires e iniciou seus estudos de violino em São Paulo com Lola Benda continuando-os com Erich Lehninger. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia onde cursou a classe de violino de Igor Ozim e a classe de música de câmara do Quarteto Amadeus. Seguiu logo após para Tel Aviv – Israel e aperfeiçoou-se com Chaim Taub. Mais tarde freqüentou cursos ministrados por Pinchas Zukerman e Max Rostal.
 
Como recitalista e solista apresentou-se em várias cidades do Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Realizou gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI – Trieste (Itália) estreando entre outras, obras de compositores contemporâneos. Participou de vários festivais no Brasil e exterior.
 
Atualmente Betina Stegmann é professora de Violino na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira, Spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e 1° violino do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

 

Ligia Amadio rege o terceiro concerto da Temporada 2009

Maestrina Ligia Amadio

Compositores Johannes Brahms e Giovanni Bottesini

Linda Bustani - Série Grandes Pianistas