Yang Liu

Um virtuose, que expressa em suas atuações um domínio técnico de altíssima qualidade e uma musicalidade, que lhe garantem os prêmios recebidos, os elogios da crítica e público.

Traços Biográficos

"The Nielsen brought the debut of an outstanding young Chinese violinist, Yang Liu. The concerto calls for an interesting mixture of virtuosity and expression, and Yang delivered on both counts. Technically incredibly adept, he made a strong impression."
St. Louis Post-Dispatch

“O melhor em um bilhão!” – Assim o “Beijing Tonight” refere-se ao violinista Yang Liu, que combina um impressionante domínio técnico a uma musicalidade sublime em suas atuações, que lhe valeram vários prêmios na Ásia, EUA e Europa. Foi um dos vencedores da Competição Nacional de Violino da China e da 12.ª Competição Internacional Tchaikovsky, em Moscou na Rússia.
Yang Liu iniciou seus estudos musicais com o violinista Yao-Ji Lin, no Conservatório de Música de Pequim e, em pouco tempo já iniciava suas apresentações como solista internacional. Aos dez anos de idade, Yang Liu fez o seu concerto de apresentação (debut), executando Sarasate’s Zigeunerweisen com a Orquestra NHK, em Tóquio – Japão. Logo em seguida, executou o Concerto de Tchaikovsky para Violino com a Central Phillarmonic, em Pequim.
Em sua primeira turnê musical, Yang Liu passou por Hong Kong, Taiwan, Alemanha, França, Suíça, Áustria e Rússia, Grécia, China, Egito e países da América.
A fim de aperfeiçoar o seu desenvolvimento musical, Yang Liu mudou-se para os Estados Unidos em 1998, onde passou a estudar com os violinistas Dorothy DeLay e Kurt Sassmannshaus no Conservatório de Música, em Cincinati.


Estreou nos EUA com a Sinfônica de Atlanta (Paganini nr.1). Desde então tem atuado como solista no Festival de Música de Aspen, com a Starling Chamber Orchestra de Cincinati, com a Sinfônica de St. Louis, a Sinfônica de Hagen, Alemanha; Sinfônica de Cincinati; Orquestra de Câmara de Cincinati; Oregon East Symphony; Sinfônica TsingTao, Sinfônica de Jinan etc. Realizou turnês por Hong Kong, Taiwan, Alemanha, França, Suíça, Áustria, Rússia, Grécia, China, Egito e EUA.

Aos 10 anos de idade, executou Zigeunerweisen de Sarasate com a NHK Orchestra, em Tóquio/Japão, e também o Concerto de Violino de Tchaikovsky com a Orquestra Filarmônica Central de Beijing. Estudou com Yao-Ji Lin no Conservatório Central de Música de Beijing e com Dorothy DeLay e Kurt Sassmannshaus no College-Conservatory of Music, em Cincinati.

Recebeu o Prêmio Emmy pela atuação no vídeo educacional da Starling Classical Quest, e gravou o aclamado CD ´Song of Nostalgia´, que inclui alguns dos temas mais difíceis escritos para violino e a música tradicional chinesa.

Suas atividades mais recentes incluem recitais, master classes e concertos em importantes salas e festivais nos EUA, Europa, China e Brasil. Yang Liu toca com um violino Antonio Stradivari ´Lady Tennant´, construído em 1699 e generosamente cedido pela Stradivari Society & Bein and Fushi Rare Violins.

Visite o website de Yang Liu

Sinfônica de Campinas se apresenta com Yang Liu.

Regente Titular

O Compositor – Camille Saint-Saëns

O Compositor – HECTOR BERLIOZ