Grande Cantora

Cantora lírica de renome, Niza de Castro Tank, empresta sua belíssima voz à obra de Villa Lobos, segundo suas informações a peça é belíssima e sua voz fará o nono violoncelo.

Considerada uma das maiores cantoras líricas do país do século XX, Niza de Castro Tank participa intensamente do cenário lírico brasileiro. Ela é, também, escritora. E dentre suas obras, escreveu “Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes”, que analisa a obra do compositor campineiro.

O Nota Musicais destaca a carreira de Niza Tank

Natural de Limeira - SP, fez seus estudos de canto em Campinas/SP. Um contrato com a Rádio Gazeta de São Paulo, onde permaneceu pôr cinco anos, deu início à sua carreira artística. Possui também licenciatura em Educação Artística e Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Instituto de Ciências Sociais de Americana/SP, respectivamente. É doutorada em Artes pela Unicamp.

De 1957 até o presente participou de inúmeras óperas no Brasil e no exterior, das quais destacaram-se: Rigoletto, Barbeiro de Sevilha, Lucia de Lamermoor, Boheme, Il Guarany, Lo Schiavo, La Traviatta, Matrimônio Secreto, Lakmé, Don Pasquale, Elisir D´Amore, La Sonâmbula, A Flauta Mágica e a Noite do Castelo.

Participou como solista na Missa em Dó Menor, de Mozart; Carmina Burana, de Carl Orff; Poema Vocal-Sinfônico Colombo, de Carlos Gomes; L´Enfante et le sortilège, de Ravel; O Cristo no Monte das Oliveiras de Beethoven; O Messias, de Handel; A Nona Sinfonia, de Beethoven; O Rei David, de Honneger; Missa em si menor, de Bach e Salve Regina de Schubert.

Sua atividade artística esta sempre ativa nos palcos das: Sala São Paulo, Teatro Municipal, Teatro Alpha, as inúmeras salas de concerto do país. Participou de turnês internacionais, apresentando-se em, Moscou, Alemanha, Itália, Israel, Espanha e Venezuela. Gravou em disco Chantecler, 1959, a primeira gravação mundial da ópera completa "Il Guarany" e em 1986, dois álbuns de canções de Antônio Carlos Gomes. Em 1996 lançou um CD com músicas Natalinas.

A Unicamp no ano de 2003 relançou um CD dos álbuns de Canções de Antônio Carlos Gomes. Em 2004 lançou CD com a OSMC "Campinas de todos os sons" Em 2005, gravação do Hino Oficial de Campinas e DVD da Missa São Sebastião de Antônio Carlos Gomes. Cantou sob a regência dos seguintes maestros: Armando Belardi. Arschawir Karapetjan, Benito Juarez, Diogo Pacheco, Eduardo Prates, Eleazar de Carvalho, Flávio Florence, Frederico Gerling, Gerard Devos, Guido Santorsola, Isaac Karabtchevsky, Luiz Borges, Paoletti, Roberto Schnorrenberg, Roger Wagner, Simon Blech, Souza Lima, Tullio Colacciopo, Roberto Tibiriça, Aylton Escobar, Carlos Lima, Eduardo Ostergreem, Ricardo Kanji, Fábio de Oliveira, Osman G. Gioia, Abel Rocha, Henrique Morelembaum, Ernest Malhe. É titular e Diretora Cultural da Academia Campineira de Letras e Artes.


Ligia Amadio assume Sinfônica de Campinas

Maestrina Ligia Amadio

Autores e Obras

Temporada 2009