SINFÔNICA RECEBE OLGA KOPYLOVA



No concerto oficial deste final de semana, a OSMC conta com a participação da pianista Olga Kopylova, que será solista na obra “Concerto n° 2 para Piano”, em dó menor, de Serguei Rachmaninoff

A obra “Concerto n° 2 para Piano”, em dó menor, de Serguei Rachmaninoff, que será apresentada pela Orquestra Sinfônica de Campinas no concerto oficial deste final de semana, terá como solista Olga Kopylova.

O Notas Musicais traz o currículo desta pianista.  

Nascida em 1979, no Uzbequistão, república da extinta União Soviética, Olga Kopylova começou a estudar piano aos quatro anos, com o pai. Aos seis, ingressou na Escola de Música de Uspensky, em Tashkent. Em 1994 transferiu-se para a Escola de Música do Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, onde estudou com a renomada pianista Tatiana Galitskaia.


Em 1997, foi admitida no Conservatório Tchaikovsky, sob a orientação de Ludmila Roshina e Mikhail Kollontai. Durante os anos de estudo no Conservatório, apresentou-se nas principais salas de concerto de Moscou e outras cidades russas, em recitais solo e de câmara.

Olga Kopylova mudou-se para o Brasil em 1999, para assumir o posto de pianista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Em 2002, apresentou-se como solista ao lado da Osesp, interpretando o Terceiro Concerto de Prokofiev e o Carnaval dos Animais, de Saint-Saëns, sob regência de Roberto Minczuk.

Gravou e lançou o CD de piano solo Estrela da Manhã em 2003, no qual interpreta obras de Prokofiev, Rachmaninov, Medtner e Scriabin. O disco foi recebido pela crítica especializada como um dos mais importantes lançamentos de música erudita do ano e teve ampla divulgação nos meios de comunicação.


Desde 2006, tem como professor o pianista Arnaldo Cohen. No Brasil, Olga apresentou-se em recitais solo na Sala São Paulo, Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Teatro Arthur Rubinstein, Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro Popular do Sesi – Centro Cultural Fiesp, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Museu Brasileiro da Escultura, Espaço Cultural CPFL, entre outros. Em 2007, apresentou-se no Concerto tríplice de Beethoven com a Osesp, sob a batuta de John Neschling.

 

Orquestra Sinfônica no final de semana

Arthur Achilles recebe medalha Carlos Gomes

Osvaldo Colarusso, fã da música do século XX

Lexxa dá dicas de como criar ferramentas digitais