Regente, compositor e professor, Aylton Escobar iniciou seu aprendizado musical na Academia Paulista de Música, capital de São Paulo, nas classes de piano, oboé e violoncelo.


O Nota Musicais mostra um pouco da vida e carreira deste importante maestro, que é Aylton Escobar.

Destacado compositor e regente brasileiro com obras publicadas dentro e fora do país: Venezuela, Alemanha, Estados Unidos. Laureado pelas criações dedicadas ao Teatro, Prêmio Molière, e ao Cinema, Prêmio Governador do Estado de São Paulo; várias vezes distinguido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Nos Festivais Internacionais de Música Contemporânea da Europa, Aylton Escobar estreou obras e foi premiado por sua criação Coral. É membro da Academia Brasileira de Música, ocupando a Cadeira Nº25 cujo Patrono é o insigne compositor Henrique Oswald.

Entre os seus mestres destacam-se: Magda Tagliaferro, Camargo Guarnieri, Alceu Bocchino, Francisco Mignone. Na Universidade de Columbia (EUA), Vladimir Ussachevsky e Mario Davidovsky.

Foi Diretor da Escola de Música Villa-Lobos, Rio de Janeiro, da Universidade Livre de Música e dos Festivais Internacionais de Campos do Jordão, São Paulo; Regente Titular e Diretor Artístico de importantes orquestras nacionais, freqüentando as temporadas internacionais de prestigiados teatros da América Latina, Estados Unidos e Europa. 

Recentemente estreou, pela OSESP, uma de suas obras comissionadas mais recentes “Salmos Elegíacos para Miguel de Unamuno”, para Tenor, Coro e Orquestra, que provocou grande comoção e entusiasmo popular e da crítica especializada. É Professor de Orquestração, Composição e Regência do Departamento de Música da ECA-USP e também Regente Adjunto da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo.

 

Sinfônica recebe Maestro Aylton Escobar

Maestro Aylton Escobar

Autores e Obras

Temporada 2009