Sinfônica faz estréia da Série Grandes Pianistas.

A Sinfônica de Campinas abre a Série Grandes Pianistas com Eduardo Monteiro, um dos expoentes músicos brasileiros, considerado um gênio do piano pela crítica especializada.


Eduardo Monteiro – Pianista

O carioca Eduardo Monteiro é considerado um dos expoentes do piano no Brasil. Estudou na Itália, França, e Estados Unidos. Conquistou o 1º lugar no III Concurso Internacional de Colônia (1989), além do prêmio “Melhor Intérprete de Beethoven”, 3º lugar em Dublin, Irlanda (1991) e Santander, Espanha (1992).

Foi solista das Filarmônicas de São Petersburgo, Moscou, Munique, Bremen, Sinfônica de Novosibirsky, Nacional da Irlanda, Orquestra de Câmara de Viena, da RTV Espanhola, OSESP, OSB, OSPA. Dentre os maestros, destacam-se Yuri Temirkanov, Mariss Jansons, Dimitri Kitayenko, Philippe Entremont, Arnold Katz, Sergiu Comisiona, Emil Tabakov, Kirk Trevor, John Neschling, Roberto Minczuk, Isaac Karabitchevsky e Roberto Tibiriçá.

Em 2002 tornou-se Professor Doutor de Piano do Departamento de Música da ECA-USP. Foi agraciado com o Prêmio Carlos Gomes em 2004 e 2005. Em 2007 lançou CD de música brasileira pela Meridian Records em recital no Wigmore Hall de Londres e foi Diretor Artístico da Série de Concertos Piano Solo. Em 2008 passou a integrar Câmera Consultiva de Música do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo.

“Daqueles casos raros em que se tem pele de concertista... Monteiro tem o poder de sensibilizar o público através da epiderme, fazendo com que o espectador viva a música com ele, em uma espécie de comunhão. É um dom muito especial...”
Albert Mallofré, La Vanguardia, Espanha

Sinfônica recebe Maestro Aylton Escobar

Maestro Aylton Escobar

Autores e Obras

Temporada 2009