1 | 2 | 3

Homenagem ao Maestro Sant’Anna Gomes encerra abril

25/04/2008
   

HOMENAGEM AO MAESTRO SANT´ANNA GOMES ENCERRA ABRIL

noticia_4

As últimas apresentações de abril serão marcadas por uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas ao maestro João Pedro de Sant’Anna Gomes, nos 100 anos de seu falecimento (Campinas, 1834 - 1908), irmão e amigo do ilustre maestro campineiro, Antônio Carlos Gomes.

O Concerto Oficial será realizado em 26 e 27 de Abril, sob a regência do maestro convidado Roberto Duarte – referência na apresentação de clássicos da música erudita brasileira dentro e fora do país.

Discípulo de Francisco Mignone, Duarte ganhou prêmios em concursos nacionais e internacionais de regência e atuou por quase 30 anos como professor de regência da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ.

noticia_4_foto1

Neste concerto, serão apresentadas peças de Raul do Valle – Visões Brasileiras, seguida pelas obras do maestro Sant’Anna Gomes: Ave Maris Stella – que contará com um solo de Niza Tank – e Saudade. A apresentação continuará com a obra Museu da Inconfidência de César Guerra-Peixe e será finalizada com Choros, nº 6 de Villa – Lobos.

A homenagem

José Pedro de Sant’Anna Gomes nasceu em Campinas em 1834. Atuou como violinista e maestro e até hoje é um dos muitos compositores brasileiros que ainda não obtiveram o devido reconhecimento de suas obras. Começou sua atividade musical praticamente ao mesmo tempo de seu irmão, o ilustre Antônio Carlos Gomes e com ele compartilhou experiências musicais firmando um sólido relacionamento até a morte de Antonio em 1896.

Ao contrário do irmão, que fixou residência fora do Brasil, Sant’Anna Gomes ficou em Campinas e aqui desenvolveu intensa atividade artística como compositor, regente, instrumentista, professor e empresário.

Por muito tempo exerceu a regência da Orquestra do Teatro São Carlos em Campinas, onde se apresentavam diversas companhias de ópera, em especial as italianas, que não tinham orquestra própria e trabalhavam com a do teatro.

noticia_4_foto2

O irmão Carlos Gomes

 

Já em seus últimos anos de vida participou da composição da Pastoral, com texto de Coelho Neto (MA, 1864-Rio de Janeiro, 1934), então professor da escola Culto à Ciência. A peça estreou no natal de 1903 e contou com a co-autoria de compositores expressivos do período: além de Sant’Anna, que compôs o Prelúdio, Francisco Braga, escreveu a Visitação, Henrique Oswald, Anunciação, e Alberto Nepomuceno, Natal, trecho que foi regido pelo próprio compositor na ocasião da estréia.

A solista

noticia_4_foto3

Niza de Castro Tank é soprano, considerada uma das melhores cantoras líricas brasileiras e uma das melhores interpretes de Carlos Gomes. Doutora em Artes pela Universidade de Campinas (Unicamp),Tank já participou de inúmeras óperas no Brasil e no exterior apresentando-se em Moscou, Berlim, Palermo, Jerusalém, Tel Aviv, Uruguai e Venezuela.

Durante cinco anos consecutivos foi premiada com o Troféu Roquete Pinto, além de outros como: Troféu Fumagalli, Troféu Cacique, Troféu Bandeirantes, Troféu Carlos Gomes, Troféu Ordem dos Músicos do Brasil e a Medalha de Associação de Críticos Teatrais. Em 1998 recebeu o Prêmio Guarany Hors-Concours.

De sua discografia fazem parte a primeira gravação mundial da ópera completa "Il Guarany" e as canções de Carlos Gomes. É Diretora Cultural da Academia Campineira de Letras e Artes, Membro Titular do Clube dos Escritores de Piracicaba e Presidente da Academia Campineira de Música.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Data e horário
Dia 26 de abril, sábado, às 20h
Dia 27 de abril, domingo, às 11h

Local:
Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes
Praça Imprensa Fluminense, s/n
Cambuí

Preço:
R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia para estudantes, aposentados e maiores de 60 anos)
Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

Fonte: “A obra camerística de José Pedro de Sant’Anna Gomes (1834-1908)”, por Lenita Waldige Mendes Nogueira.

 

Um Maestro no Comando do Espetáculo - Entrevista

Por trás dos Bastidores

Intervalo; o que passou e o que virá

’Ensaios Abertos’ incentiva população à doação de Alimentos


OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951